Veja o que cobrar do prefeito eleito de Caxias do Sul, Daniel Guerra - Política - Pioneiro

Novo governo03/11/2016 | 08h05Atualizada em 03/11/2016 | 08h05

Veja o que cobrar do prefeito eleito de Caxias do Sul, Daniel Guerra

Futuro chefe do Executivo garante que irá cumprir metas do plano de governo ao longo dos quatro anos de mandato

Veja o que cobrar do prefeito eleito de Caxias do Sul, Daniel Guerra Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Guerra conquistou 148.501 votos no segundo turno Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Daniel Guerra (PRB) foi eleito prefeito de Caxias do Sul com uma série de propostas ousadas e polêmicas, divulgadas no horário eleitoral ou registradas em seu plano de governo, que ele chamava de projeto de cidade. Com as promessas de corte de cargos em comissão, fim da verba de representação para CCs e investigação nas planilhas da Visate, que ele chamava de "Lava-Jato nas planilhas da Visate", Guerra conquistou 148.501 votos, ou 62,79% dos votos válidos neste segundo turno.

O prefeito eleito diz que mantém o compromisso firmado em campanha com a população e garante iniciativas como a abertura da UPA Zona Norte, construção de escolas verticais, transformação da Guarda Municipal em Polícia Municipal e a criação da Central Móvel de Manutenção Preventiva.

_ Vai ser mantido todo o projeto de cidade. O que podemos fazer é complementar. Complementaremos com atitudes que venham a corresponder ao que a população espera. Por exemplo, nós temos hoje uma situação que existe um staff para o prefeito, vice, secretários, por exemplo, ter carro e motorista exclusivos. Com Guerra prefeito isso acaba. Não vai mais ter motorista exclusivo do prefeito. Eu vou querer ter a satisfação de poder conhecer cada um dos servidores que são motoristas concursados _ acrescenta.

Confira algumas das propostas que Guerra apresentou durante a campanha em seu plano de governo, nos programas eleitorais e nos debates. Guarde e acompanhe a implementação dessas medidas ao longo dos quatro anos do novo governo. E cobre a concretização delas.

Leia Mais
Só 5 bancadas saúdam Daniel Guerra na primeira sessão após o segundo turno em Caxias do Sul
"Pau que dá em Chico, dá em Francisco", avisa vereador ao prefeito eleito de Caxias
"Guerra não contrata amigos", diz prefeito eleito de Caxias do Sul


OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS NA CAMPANHA

SAÚDE
— Abrir a UPA Zona Norte – Depois de eleito, Daniel Guerra chegou a afirmar que pedirá ao atual prefeito, Alceu Barbosa Velho (PDT), a abertura da UPA ainda na atual administração. O plano de governo de Guerra fala em "imediato e pleno funcionamento da UPA da Zona Norte".

— Viabilizar novos pronto-atendimentos 24 horas e ampliar horários de UBSs estratégicas – Em reportagem do Pioneiro na edição de 20 de outubro, Guerra afirma que a proposta é aproveitar o espaço físico de UBSs já existentes "para otimizar essa possibilidade de atendimento 24 horas". Chega a detalhar que serão quatro unidades, nas regiões norte, sul, leste e oeste.

— Elaborar projeto de construção do HPS Caxias do Sul (Hospital de Pronto-Socorro) – Ele não garante a construção do HPS em seu mandato, mas sim a elaboração do projeto.

— Descentralizar o Samu – Conforme o então candidato, na mesma reportagem, serão quatro pontos da cidade com ambulâncias do Samu junto às UBSs com atendimento 24 horas. Guerra não especifica quantas ambulâncias estarão disponíveis em cada ponto. A descentralização será feita ao longo dos quatro anos, mas sem previsão de início.

SEGURANÇA
— Ampliar a frota de motos da Guarda Municipal – Guerra não detalhou quantas motocicletas serão.
– No governo federal, há vários projetos para se habilitar para receber veículos – disse ele, em reportagem no dia 25 de outubro.

— Ampliar o monitoramento por câmeras – Daniel Guerra prevê quadruplicar o número. Para isso, vai solicitar o uso de imagens de câmeras instaladas em empresas.
– Não precisa comprar, apenas a cedência de imagem – disse ao Pioneiro, na mesma reportagem.

— Criar o Centro Integrado de Controle de Segurança Pública Municipal – Significa acrescentar ao Ciosp atual, operado pela Brigada Militar, a presença de outras corporações: a Guarda Municipal, os Bombeiros, a Polícia Civil e a Defesa Civil.
– Vamos otimizar lá (onde o Ciosp funciona atualmente, na Polícia Civil), mas, se o espaço não for suficiente, vamos utilizar algum prédio público municipal. Preciso de uma sala com cabeamento de tecnologia, telefone e internet – garantiu ao Pioneiro, em 25 de outubro.

— Transformar a Guarda em Polícia Municipal – Para auxiliar no policiamento ostensivo do comércio, do transporte coletivo e das escolas.

MOBILIDADE
— Revisar e adequar o SIM Caxias implantando o Inova Caxias Mobilidade – Será um novo projeto de mobilidade, não detalhado suficientemente, mas que tem como mudanças mais visíveis a liberação do segundo corredor de ônibus para todos os veículos e permissão das conversões à direita.

— Incentivar a concorrência de prestadores de serviço no transporte coletivo urbano – Criação de um grupo de trabalho para tratar da concessão do transporte coletivo, cuja revisão se dará em 2020. Guerra disse que irá cobrar da Visate que as cláusulas do contrato sejam cumpridas. É neste ponto que se insere o conhecido bordão de campanha que apregoava a realização de uma "Lava-Jato nas planilhas da Visate".

— Criar a Central Móvel de Manutenção Preventiva, que atuará nas demandas  das vias – Será uma espécie de unidade móvel para fazer serviços de reparo e manutenção nas ruas.

EDUCAÇÃO
— Construir escolas verticais de educação infantil, contribuindo para a redução da carência de vagas – Guerra diz que fará as escolas verticais em áreas onde o terreno permitir. Não especificou quantas. E admitiu: "Não estamos em nenhum momento dizendo que vamos zerar (a demanda)".

— Construir escolas-creches – Significa fazer funcionar creches em espaços anexos às escolas municipais de ensino fundamental já existentes para aproveitar os mesmos espaços de secretaria, refeitório e cozinha. Guerra não especifica quantas serão, mas "todas em que o terreno permitir".

GESTÃO E GOVERNO MUNICIPAL
— Reduzir 50% dos CCs – Será o primeiro ato de governo. Guerra anuncia corte de 145 CCs.

— Extinguir a verba de representação dos CCs – É a verba de representação de 50%, incorporada ao salário.
– Todos vão perder de imediato – disse Guerra ao Pioneiro no dia 24 de outubro.

— Contratar secretários técnicos capacitados.

— Desenvolver o plano de carreira do servidor.
– Não vamos contratar consultoria, isso (o plano de carreira) vai ser feito com os servidores – disse Guerra na mesma reportagem.Ele também garante a manutenção do pagamento da trimestralidade e o pagamento dos salários sem atraso.

OUTRAS ÁREAS

Infraestrutura

— Implantar o Mercado Público por parceria público-privada.
— Viabilizar o Autódromo Municipal por meio de parceira público-privada.

Habitação
— Criar o Banco Municipal de Materiais de Construção.z Ampliar a força-tarefa de regularização fundiária.

Turismo
— Implantar a Linha Turismo, para acesso a pontos turísticos.
— Criar a Rota da Tradição.
— Tornar o Parque da Festa da Uva um atrativo turístico durante o ano todo.

Cultura
— Concurso público de arquitetura e urbanismo para ocupação da Maesa.

Acessibilidade
— Criar a Central Municipal de Intérpretes e Instrutores da Líbras e oficinas de Libras nas escolas municipais
— Implantar braille nos pontos de ônibus.

Proteção animal
— Criar a Rede de Cuidados Animais.
— Viabilizar o Hospital Veterinário por meio de parceria público-privada.

Desenvolvimento econômico, trabalho e emprego
— Criar o Centro de Empreendedorismo para implantar políticas de desenvolvimento com instituições públicas e privadas.
— Criar incentivos tributários e logísticos para suprir a carência de empregos.
— Implantar arranjos produtivos inovadores nos bairros.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConheça novos sons das bandas Não Alimente os Animais e Grandfúria, de Caxias https://t.co/sTFNG0YRvH #pioneirohá 30 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comBM de Caxias entrega diploma a mais 1,3 mil crianças formadas em programa contra drogas https://t.co/HxiIEOmcX5 #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros