Feridas abertas no PMDB de Caxias após eleição - Política - Pioneiro

Mirante09/11/2016 | 09h21Atualizada em 09/11/2016 | 09h21

Feridas abertas no PMDB de Caxias após eleição

Reação contrária à decisão de concorrer na condição de vice na disputa à prefeitura sinalizava o racha na sigla

Feridas abertas no PMDB de Caxias após eleição Felipe Nyland/Agencia RBS
Feldmann evita comentar motivos da derrota e divergências no partido Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

As divisões no PMDB caxiense, diante da decisão de não apresentar candidato próprio à prefeitura, ficaram nítidas durante a disputa, que teve como resultado a derrota da chapa Edson Néspolo (PDT) e Antonio Feldmann (PMDB). As reações contrárias à permanência com a condição de vice; o desinteresse em ouvir a opinião dos filiados; o carguismo na administração; o pouco caso ao indicativo, mediante pesquisas internas, de que o PMDB teria bom resultado com candidatura majoritária, e a declaração de Feldmann de que o vice deveria ser outro, foram ingredientes que contribuíram para abrir as feridas. Agora, o partido precisa trabalhar duro para cicatrizá-las.

Mesmo que a decisão de seguir como coadjuvante tenha sido selada pelos caciques ainda quando foi formada a coligação na disputa de 2004, era óbvio que haveria dificuldade de continuidade após 12 anos juntos. Não colou a imagem que tentavam passar de que o PMDB estava unido, de olho na concretização do quarto andar (oito anos para o PMDB e oito para o PDT).As divergências públicas envolvendo, por exemplo, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e o deputado federal Mauro Pereira (PMDB), e a derrota ao presidente do partido Ari Dallegrave, que queria candidatura própria e acabou licenciando-se, escancararam o desgaste na relação. 

Aliás, chama atenção que o presidente interino José Luiz Zechin de imediato passou a falar em candidatura própria em 2020. A intenção é aglutinar. Já Feldmann silencia. Recusa-se a falar publicamente sobre o resultado, diz que vai se manifestar no diretório do PMDB. Sinal de cobrança interna.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Calendário Pirelli tem fotos de estrelas sem photoshop https://t.co/8y4SdNURHc #pioneirohá 3 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRescisões de trabalhadores da Guerra SA, em Caxias, serão anuladas https://t.co/tTEsHxOTSY #pioneirohá 8 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros