Primeiro debate entre Guerra e Néspolo é marcado por provocações - Política - Pioneiro

Segundo turno06/10/2016 | 09h21Atualizada em 06/10/2016 | 16h42

Primeiro debate entre Guerra e Néspolo é marcado por provocações

Encontro entre os candidatos a prefeitura de Caxias do Sul ocorreu na Gaúcha Serra, na manhã desta quinta-feira

Primeiro debate entre Guerra e Néspolo é marcado por provocações Roni Rigon / Agência RBS/Agência RBS
Primeiro encontro entre os candidatos ao segundo turno foi marcado por provocações e apresentação de propostas Foto: Roni Rigon / Agência RBS / Agência RBS
Pioneiro
Pioneiro

O primeiro debate do segundo turno das eleições em Caxias do Sul foi marcado por provocações entre os candidatos Daniel Guerra (PRB) e Edson Néspolo (PDT). O encontro ocorreu na Gaúcha Serra, na manhã desta quinta-feira. Durante o primeiro bloco, os candidatos responderam a perguntas elaboradas pela produção sobre os temas geração de emprego, segurança pública e mobilidade.

Leia mais
Ciro Fabres: a realidade é um pouco diferente
Postagem de vereadora do PT acirra embate com PDT em Caxias do Sul

123 mil votos estão em disputa no segundo turno em Caxias do Sul
PMDB propõe correção de rumos para campanha de Edson Néspolo
Veja como foi a votação dos candidatos em cada região de Caxias do Sul
Candidato a prefeito de Caxias pelo PDT, Néspolo pretende comparar trajetórias no segundo turno
Candidato a prefeito em Caxias do Sul pelo PRB, Guerra quer mostrar a trajetória no segundo turno

Para Guerra, a manutenção dos empregos passa por incentivos logísticos e tributários para as empresas já estabelecidas na cidade.

— A atração de novas empresas é dever do novo prefeito.

Néspolo ressaltou que a inovação e tecnologia são fonte de emprego e renda e que o turismo tem um potencial enorme para ser explorado.

— Vamos trabalhar com planejamento de turismo.

No terceiro bloco, o clima esquentou entre os candidatos após Guerra chamar Néspolo de "líder máximo dos CC's" e pediu explicação sobre o governo do pedetista ter nomeado pessoas sem qualificação profissional e com ensino fundamental incompleto recebendo mais de R$ 10 mil.

Néspolo respondeu que a prefeitura conseguiu manter a trimestralidade e pagar em dia os salários dos servidores públicos – mesmo em tempo de crise enquanto outras prefeituras tem dificuldades para manter esse compromisso.

— Quanto aos CC's eu disse desde o começo que o momento é de dar exemplo. Eu já disse as secretarias que vou cortar. Quais as secretarias que o senhor vai cortar? Quais são as 12 secretarias que o senhor vai cortar 50% dos CC's? Quais são as 12 secretarias que o senhor vai cortar ? Diga, finalmente diga, esbravejou Néspolo


O candidato pedetista cobrou de Guerra quais as propostas do candidato republicano para o turismo – ele foi secretário do Turismo no governo do então prefeito José Ivo Sartori (PMDB), de 2005 a 2009. Guerra não respondeu e ressaltou a diferença entre os dois.

— Nós sempre tivemos manifestações claras mesmo fazendo parte do governo. Isso que nos distingue, eu tenho independência. Os senhores são servilhões do sistema da velha política.

Néspolo disparou contra o republicano.

— Não vou ficar nessa sua baixaria. O senhor não falou um minuto sobre o turismo. É claro que o senhor fica desconcertado por que o senhor já foi secretário de Turismo. Não tem proposta e vem agredir de toda a forma. Néspolo voltou a cobrar as propostas de Guerra para o turismo.


— Fizemos ações inovadoras. Criamos 11 folheterias trilingue, fizemos o mapa turístico urbano com a criação dos seis roteiros turísticos e participação institucional nos principais eventos do setor e fizemos a implantação de mais de 200 placas turísticas no perímetro urbano e na época nomeamos somente técnicos e nenhum filiado a partido político.

O último bloco foi reservado para as considerações finais.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comJuventude Futsal vai disputar a Liga Nacional de 2017 https://t.co/95xyGkxJGH #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFicar apenas no aeroporto revela falta de sensibilidade de Michel Temer https://t.co/nc5yEaSGn3 #pioneirohá 10 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros