O perfil de Daniel Guerra, candidato a prefeito de Caxias do Sul pelo PRB - Política - Pioneiro

Eleições 201601/10/2016 | 05h11Atualizada em 01/10/2016 | 05h11

O perfil de Daniel Guerra, candidato a prefeito de Caxias do Sul pelo PRB

Conheça um pouco sobre a vida do prefeiturável

O perfil de Daniel Guerra, candidato a prefeito de Caxias do Sul pelo PRB Diogo Sallaberry/Agencia RBS
O candidato Daniel Guerra escolheu ser fotografado em frente à Igreja de São Pelegrino Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Daniel Antônio Guerra, 44 anos, é agitado. A definição é da mulher, Andrea, 41, que acompanhou de longe a entrevista, na sede do comitê da campanha do candidato do PRB a prefeito. Ele também gosta de conversar. As características o acompanham desde a adolescência. Após ouvir muita gente reclamando do trabalho do Grêmio Estudantil do Colégio La Salle, convidou os colegas para compor uma chapa. Venceu sua primeira eleição com 15 anos.

– Tenho eleitores que votaram em mim para o Grêmio Estudantil e para vereador e deputado. Fico honrado com isso porque mostra o meu jeito de encarar as coisas. Se enxergar que posso fazer melhor, me coloco à disposição – destaca o republicano.

Leia mais
Candidatos respondem por que querem ser prefeito de Caxias do Sul
Tudo o que você precisa saber sobre as eleições de domingo
Confira o que abre e o que fecha neste domingo de eleições na Serra 

Guerra diz que é determinado — uma característica que herdou o pai, Léo Guerra, corregedor da Fazenda, já falecido, e sua principal referência. Aos 14 anos, queria trabalhar em banco como os irmãos mais velhos. Seu pai colocou duas condições: arrumar um emprego no prazo de um mês e que a atividade não interferisse nos estudos.

— Procurei emprego sem a ajuda de ninguém. Digitei meu currículo e, para minha sorte, um dos bancos me chamou. Tenho muito orgulho das minhas carteiras de trabalho — conta.

A partir daí, iniciou carreira no setor bancário como office-boy e chegou a ser gestor do Bank Boston, onde permaneceu por três anos. Ele conta com orgulho sobre a formação exigente nas áreas de economia, finanças, administração, relações humanas e gestão de pessoas pelo qual passou no banco americano.

— Fiz minha carreira como gestor muito antes do que imaginava. Para o bancário, o Bank Boston é o melhor local com reconhecimento financeiro e profissional. Meu presidente era o Henrique Meirelles. Em todos os locais em que passei, tenho as portas abertas.

Decepcionado com a política, Guerra decidiu ingressar na vida pública e aceitou o convite do então prefeito José Ivo Sartori (PMDB) para assumir a Secretaria do Turismo, em 2005. Ele diz que abriu mão da ascensão profissional por um ideal: participar da vida pública.

— Sartori me convidou para ser secretário da sua cota pessoal e me senti muito honrado — reconhece.

Guerra nasceu em Panambi, mas toda a família é de Caxias do Sul. É o filho mais novo de Léo e Ignez Guerra, que tiveram sete filhos.

— Minha infância toda foi em Caxias, muito feliz e com princípios cristãos. Os melhores amigos da minha vida sempre foram meus irmãos. Me recordo dos jogos de futebol, da convivência, da cumplicidade e dos irmãos mais velhos ajudando os mais novos nos temas. E de muitos amigos — relata.

Uma história de amor

A família tem laço afetivo com o bairro São Pelegrino, seja pela escola ou pela igreja. Aliás, a religiosidade é bastante presente na vida de Guerra — ele foi catequista, líder de grupo de jovens, líder das crianças e ligado a diversos movimentos cristãos.

O republicano diz que aprendeu com o pai a dividir o tempo entre os pilares do lazer, da religiosidade, da família, do trabalho, do estudo e do esporte.

— Todos com práticas muito saudáveis. Nunca fumei, nunca bebi e nunca experimentei qualquer tipo de droga — assegura.

Quanto ao relacionamento com a mulher,  Andrea Marchetto Guerra,  é categórico:

— É uma história muito linda.

Os dois se conheceram no grupo de jovens da Igreja de São Pelegrino, ela com 15 anos e ele com 18. Mas o namoro só começou depois de cinco anos.

— Éramos amigos e colegas de grupo. Era minha melhor amiga, minha confidente, a pessoa que eu gostava de estar perto. Então, teve o despertar que só amigo era muito pouco e começamos a namorar — conta.

Namoraram por dois anos. Ficaram noivos por um ano e se casaram em 2002.

— Sou imensamente grato a Deus por ter me presenteado com algo que é mais precioso da minha vida, que é a minha família e minha nova família, a minha esposa — afirma.

Guerra diz que adora estar com a família e brincar com Eike e Kika, cachorrinhos da raça West Highland Terrier. Nas horas vagas, caminha, anda de bicicleta e faz academia desde os 14 anos ¿ininterruptamente¿.

— É meu combustível de reciclagem. Também sou muito disciplinado com a alimentação saudável.

Trajetória de Guerra
Secretário municipal de Turismo de 2005 a 2008. Vereador por dois mandatos (2009/2012 e 2013/2016) pelo PSDB. Em dezembro de 2013, foi expulso da sigla. Em 2014, concorreu a deputado estadual pelo PRB e fez 17.951 votos.

Guerra revela
Livro:
Bíblia.
Música: vários estilos, dependendo do momento.
Comida: massa, galeto e sopa de agnolini.
Perfume: Cartier.
Time de futebol: não sou ligado em futebol, mas torço para ver os times de Caxias na elite do futebol nacional.
Religião: Católico Apostólico Romano.
Lugar em Caxias: minha casa.
Lugar no mundo: Caxias do Sul
Mania: não tenho.
Superstição: não tenho.
Qualidade: coragem.
Defeito: hiperativo.
Filme: Lincoln, retrato histórico e intimista de Abraham Lincoln
Legalização do aborto: contra.
Liberação da maconha: exclusivamente para uso medicinal.
Casamento homoafetivo: a pessoa adulta deve ser respeitada em suas opções legais sem discriminação.
Um sonho: que tenhamos qualidade de vida e que possamos usufruir de serviços públicos eficazes e não apenas pagarmos impostos de Primeiro Mundo.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 12 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros