Neri, O Carteiro é reeleito em Caxias e prioriza os bairros - Política - Pioneiro

Eleições 201608/10/2016 | 07h05Atualizada em 08/10/2016 | 08h01

Neri, O Carteiro é reeleito em Caxias e prioriza os bairros

Vereador mais votado no dia 2 de outubro estima ter feito mais de 2,5 mil indicações ao Executivo

Neri, O Carteiro é reeleito em Caxias e prioriza os bairros Jonas Ramos/Agencia RBS
Vereador circula pela cidade em uma van com o gabinete móvel, criado no segundo ano de mandato Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

_ Ele é gente boa. O que a gente precisa, ele atende.
_ Ele me conquistou pelo caráter, pela pessoa que é.
_ Não é só durante a campanha que ele aparece no bairro.

"Ele" é Neri de Andrade Pereira Junior, mais conhecido como Neri, o Carteiro. As declarações acima, dadas na manhã de sexta-feira, são de moradores do Vila Leon, loteamento que ajudou o vereador do Solidariedade a se reeleger para o segundo mandato. Mais: ajudou o vereador a ser o mais votado de Caxias neste ano. Neri fez 6.229 votos, 3.380 votos a mais que os 2.849 que o elegeram para a atual legislatura.

A votação expressiva surpreende, mas se justifica pelo trabalho junto às comunidades e pela estratégia de divulgação adotada por Neri. O vereador tem uma rotina intensa de visitas a bairros para recolher demandas, com uma agenda cheia da manhã até a noite. Para ganhar mais visibilidade, criou, no segundo ano de mandato, o gabinete móvel, uma van adesivada que circula pela cidade.

_ É importante o trabalho no plenário, nas comissões, mas é importante também o contato com as pessoas _ entende.

Em quase quatro anos de atuação no Legislativo, Neri estima ter feito cerca de 2,5 mil indicações ao Executivo. Ele acredita que aproximadamente 70% dos pedidos, que incluem, por exemplo, conserto de buracos e bueiros, foram atendidos.

_ Eu faço a indicação, pego uma cópia e vou até o secretário pedir apoio. Se demora, levo algumas pessoas do bairro até a prefeitura para cobrar. Até para elas saberem se dá ou não para fazer e ouvir do secretário os motivos _ explica.

Para os próximos quatro anos, o vereador quer se debruçar sobre o tema da regularização de endereços, não só para beneficiar sua categoria, a dos carteiros, mas para facilitar o trabalho de outros profissionais, como motoboys e motoristas do Samu, por exemplo. Neri irá, também, pleitear a presidência da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação da Câmara.

Mas se depender dos eleitores que deram à vitória a Neri, ele não ficará muito tempo no Legislativo caxiense.

_ Temos planos maiores para ele. Vamos empurrar esse caboclo para Brasília _ anuncia Gentil Francisco de Paula, 70 anos, morador do Vila Leon.

Neri confirma a possibilidade de concorrer a deputado. Ele ainda não sabe se a federal ou estadual. Na eleição de 2014, foi convidado a concorrer, mas recusou por entender que deveria cumprir o mandato na Câmara até o final.

_ O pessoal está pedindo. A cada 10 pessoas que encontro na rua, oito dizem que tenho que concorrer a deputado. Vou conversar com os eleitores e analisar _ diz, cauteloso.

De Bom Jesus para Caxias
Neri, 38 anos, veio parar em Caxias por acaso. Em 1998, fez concurso para os Correios em Vacaria, na expectativa de conseguir uma vaga como carteiro em Bom Jesus, sua cidade natal. Mas não conseguiu e foi designado para Caxias. Entre 2004 e 2008, trabalhou também como cobrador e motorista de ônibus da linha que faz o Vila Leon. Durante esse período, acumulou as funções na Visate e nos Correios.

Casado com Cristiane Velho Pereira, 33, Neri tem um filho, Mateus, 15, fruto de outro relacionamento. Nos momentos de folga, fica com o garoto e com a esposa. Neri gosta de passear, ir ao cinema e viajar. Uma vez por mês, vai a Bom Jesus visitar a mãe e dois irmãos que moram na cidade. Neri tem mais um irmão que mora em Caxias. O pai do vereador mora no Estado do Mato Grosso e tem outros quatro filhos.

Para o ano que vem, além de iniciar o segundo mandato, Neri tem outro plano. Mas não envolve política. O vereador quer ter mais um filho. A esposa ainda não está grávida, mas ele já adianta que gostaria de ter uma menininha.

_ Adoro criança. 

Moradores do Vila Leon ajudaram a reeleger Neri, o Carteiro Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

Bandeiras
- Regularização de endereços
- Atenção aos bairros

Trajetória
-  Carteiro, ingressou nos Correios em 1998
-  Vereador eleito pelo DEM em 2012 com 2.849 votos
-  Vereador eleito pelo SD em 2016 com 6.229 votos


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 4 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros