Governabilidade deve movimentar debate eleitoral em Caxias  - Política - Pioneiro

Mirante12/10/2016 | 10h31Atualizada em 12/10/2016 | 10h31

Governabilidade deve movimentar debate eleitoral em Caxias 

Néspolo se ampara no fato de sua coligação ter feito 18 vereadores. Guerra tem dois 

Diante do resultado no primeiro turno da eleição, quando foram definidos os vereadores de cada lado, a governabilidade deve dar o tom nesta segunda fase, com a disputa agora apenas entre os candidatos a prefeito Daniel Guerra (PRB) e Edson Néspolo (PDT).

Claro que pesam aí, necessariamente, as propostas para a cidade, que serão esmiuçadas pelo tempo maior de apresentação em rádio e tevê, mas a força política será fortemente explorada pelo governista. Sua coligação elegeu 18 parlamentares, enquanto o grupo de Guerra fez dois.

Leia mais
Veja ideias dos prefeitos reeleitos de três cidades de Bento, Farroupilha e Flores da Cunha
PMDB comanda 40% das prefeituras da Serra Gaúcha
Horário eleitoral recomeça nesta terça-feira para os candidatos a prefeito de Caxias

Na estreia, nesta terça-feira, já deu para sentir que essa é a arma de Néspolo.

Governista disse que tem equipe de técnicos para todas as áreas Foto: Antonio Lorenzett / Divulgação

— Temos respaldo político, afinal, administrar uma cidade do tamanho de Caxias exige apoio e diálogo. E para isso temos ao nosso lado 18 dos 23 vereadores eleitos e que serão importantes na governabilidade e aprovação dos projetos — disse o candidato que representa a continuidade das administrações que estão no poder desde 2005.

Não faltou uma espetada, quando a apresentadora disse que "boa política se faz em equipe, com união, e não na construção individualista".

Nesta cena do programa, Guerra falou do ensinamento obtido com o pai Foto: Daniel Bianchi / Divulgação

Guerra, em sua apresentação, naturalmente, reforçou sua linha de governar com os caxienses, sem estar atrelado a partidos políticos. Ele foi apresentado como o novo e que tem compromisso com a população. Bateu nesta tecla, mostrando uma manifestação na Câmara de Vereadores.

Não se ignora que ter uma base política ampla é tudo o que deseja um governante, pela tranquilidade no encaminhamento de seus projetos, além do pelotão de choque que se forma no Legislativo em defesa da administração. Mas isso não significa estar em harmonia com a sociedade.

O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) tem uma base de apoio amplamente favorável, mesmo assim sofreu alguns bombardeios da pequena oposição, que se refletiram em manifestações dos caxienses. Uma das críticas à candidatura de Néspolo é justamente o conglomerado de partidos ao seu redor (são 21, enquanto Guerra tem três).

Por isso, vale a pena conferir os argumentos que serão utilizados pelos dois adversários. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comErro faz Daer cancelar licitação para conserva de trecho da Rota do Sol https://t.co/Fd3PdfeyJ7 #pioneirohá 28 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAcervo digital da CIC é doado ao Arquivo Histórico Municipal https://t.co/zZlrB94zCD #pioneirohá 57 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros