Ciro Gomes e Carlos Lupi buscam apoio do PT e do PCdoB de Caxias para Edson Néspolo - Política - Pioneiro

Mirante19/10/2016 | 16h45Atualizada em 19/10/2016 | 20h20

Ciro Gomes e Carlos Lupi buscam apoio do PT e do PCdoB de Caxias para Edson Néspolo

Eles estiveram na cidade nesta quarta. Ciro fará contato com Pepe Vargas e diz que não custa nada pedir desculpas, diante das acusações no 1º turno

Ciro Gomes e Carlos Lupi buscam apoio do PT e do PCdoB de Caxias para Edson Néspolo Ricardo Rech/Divulgação
Ciro Gomes gravou novamente para o programa de Edson Néspolo Foto: Ricardo Rech / Divulgação

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o pré-candidato a presidente da República pelo partido, Ciro Gomes, participaram de um almoço em Caxias, nesta quarta-feira, em busca do apoio da esquerda, especialmente do PT e do PCdoB, para o candidato a prefeito Edson Néspolo.

Ciro disse que havia ligado para o deputado federal e ex-candidato Pepe Vargas (PT), de quem é muito amigo, mas o petista estava em plenário na Câmara e não pôde atender, portanto, voltaria a ligar. A vinda dos caciques pedetistas demonstra preocupação no confronto com Daniel Guerra (PRB). Eles mantiveram contatos no almoço com nomes ligados aos dois partidos. 

— Estamos aqui, junto com o Ciro, para dar uma forcinha ao nosso Néspolo, que vai ser o próximo prefeito de Caxias do Sul, tentando unir a ala popular, porque a ala popular tem que ter um lado, e o lado é o do Néspolo, não dá para ficar com a direita. Estamos trabalhando para isso — disse Lupi, por telefone.

O presidente do PDT foi definitivo:

— Agora é hora do PT de Caxias do Sul declarar claramente seu voto ao Néspolo, porque não dá para ficar com a direita.

Deve ser considerada, porém, a manifestação do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), que chamou os petistas de ladrões no Twitter, após a decisão da Justiça de considerar improcedente a ação contra a chapa Néspolo/Antonio Feldmann, por suposto uso da máquina pública na campanha, bem como o bombardeio do primeiro turno da campanha de Néspolo contra Pepe e o PT.

— Política não é ressentimento, a política é lado. Se tivesse o Pepe Vargas contra esse rapaz de direita (na disputa neste segundo turno), nós íamos estar com o Pepe. O que está em jogo agora são as forças conservadoras de direita contra um programa popular. Não dá para tergiversar. Não dá para colocar a mágoa, o rancor, o ressentimento acima da questão política. O que está em jogo agora é impedir os aventureiros, os novos "Collor da vida" ganharem a eleição — acrescentou o presidente nacional do PDT.

Ciro defendeu que o que está em jogo não são "nossas vaidades, erros e acertos, o que está em jogo é o destino do povo".

— Não custa nada para nós que somos de fora, que não estamos aqui na paixão, trocar ligações, pedir desculpa por algum malfeito em nome da nossa unidade. Quem estava na luta contra o impeachment, essa gente aí ou nós? — ressaltou o ex-governador do Ceará.

E acrescentou, já contabilizando Renato Oliveira (PCdoB) numa eventual base de apoio na Câmara (Ciro havia afirmado que Renato estava no almoço, mas informações posteriores deram conta de que ele se equivocou).

— O povo elegeu 19 vereadores do Néspolo.

 O pedetista admitiu:

— Evidente que nossa turma assustou-se, porque na medida que nós chegamos com 43% e ele (Guerra) com 29%, esse eleitorado flutuou... Mas nosso candidato está tranquilo, o prefeito está sereno. Vamos politizar cada vez mais o assunto —afirmou Ciro.

Em tom crítico ao candidato adversário, Ciro disse que não acredita que a comunidade votará em um "aventureiro".

— Se apresentar de não político numa onda de negação fascistoide no Brasil, duvido que o povo vai engolir isso. Politiqueiro que faz política dizendo que não faz política, nada mais é do que um mentiroso — desferiu contra Guerra.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Quem fala pela transição não é o vice, é a coordenação-geral", diz prefeito eleito de Caxias do Sul https://t.co/jEpP5ESH1f #pioneirohá 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVice-prefeito eleito de Caxias pede desfiliação do PRB https://t.co/s9pmLLKOiy #pioneirohá 4 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros