Vacaria quer impulso ao agronegócio. Veja propostas dos candidatos - Política - Pioneiro

Eleições24/09/2016 | 09h31Atualizada em 24/09/2016 | 09h31

Vacaria quer impulso ao agronegócio. Veja propostas dos candidatos

Eleitores do município também querem mais investimento em saúde e melhorias no saneamento básico

Vacaria quer impulso ao agronegócio. Veja propostas dos candidatos Reprodução/Divulgação
Quatro candidatos disputam votos dos vacarianos Foto: Reprodução / Divulgação

Vacaria carece de mais empregos, de ações do poder público que atraiam investidores e de um planejamento estratégico a longo prazo. O pedido é de moradores e comerciantes que estão de olho nas propostas dos quatro candidatos a prefeito. 

Após dois mandatos, Elói Poltronieri, do PT, é substituído na disputa pela coligação com representante do PDT. Os concorrentes têm algo em comum: são vereadores. Todos se comprometem também em manter em pleno funcionamento os serviços de saúde no município, após um ano bastante difícil no setor, que ameaçou por mais de uma vez o fechamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Os recursos recebidos não se mostraram suficientes para sanar o déficit de cerca de R$ 2 milhões. 

— Precisamos também investir cada vez mais nos agentes de saúde e oferecer alternativas para quem mora no interior. Muitas vezes, chegam a percorrer 90 quilômetros para ir até a sede do município — afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões, Sérgio Poletto. 

A estimativa é de que cerca de 4 mil agricultores sejam responsáveis por movimentar o agronegócio da cidade, focado principalmente no cultivo da maçã e de pequenos frutos. Incentivos a esses trabalhadores são fundamentais para reverter o cenário econômico: segundo o presidente da CDL, Adelino Dariva, estima-se que o poder de consumo dos moradores do município esteja 30% abaixo do ideal.

— Muitas empresas entram no mercado e logo vão à falência porque não há quem compre. Temos campos livres, prósperos para plantio, e que podem ser aproveitados. O agronegócio, com geleias, sucos, espumantes de maçã, por exemplo, precisa alavancar — afirma.

Entidades representativas uniram forças e entregaram uma carta de intenções aos quatro candidatos, pedindo medidas que vão refletir também em melhoras na saúde e educação, segundo o presidente da Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Vacaria, Paulo Vasques. 

Além disso, melhorias no saneamento básico da cidade são urgentes, conforme a presidente da União das Associações de Moradores, Iolanda da Silva Silveira.

— Nosso esgoto não é tratado, sendo despejado nos dois arroios que cortam a cidade. É um dos nossos maiores problemas — define.

OS CANDIDATOS

Amadeu Boeira PSDB / PPS / PMDB
Trabalhador florestal, 55 anos.
Prioridade: criação de uma nova área industrial na BR-285.
Financiamento: redução de 30% dos cargos de confiança.
Outros projetos: compra de uma usina asfáltica para pavimentar as ruas e melhorias na saúde.

 Jane Andreola Oliboni PP / DEM
Psicóloga, 54 anos. 
Prioridade: saúde, capacitando equipe médica e informatizando o sistema usado em Unidades Básicas de Saúde e na UPA (unidade de pronto-atendimento).
Financiamento: parceria com cursos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), pólo de Vacaria.
Outros projetos: incentivo ao agronegócio e mais vagas em creches.

Alessandro Dalla Santa Andrade PSB / PSD / PHS / SD
Profissão: professor universitário, 42 anos. 
Prioridade: geração de emprego e qualificação de mão-de-obra, promovendo a cidade.
Financiamento: convênios com Senai e recursos próprios.
Outros projetos: criar uma rede de proteção social, mantendo escola em dois turnos para crianças em risco social, e trabalhar o saneamento básico.

Dagmar Dengo PDT / PT / PCdoB / PRB / PROS / PSC / PMN / PTB / PR
Advogado, 46 anos.
Prioridade: saúde, com a implantação de uma farmácia popular dentro da UPA 24 horas.
Financiamento: orçamento próprio.
Outros projetos: geração de emprego e renda, dando mais visibilidade ao município e tentando atrair empresas para se instalar na cidade. Construção de um parque de lazer no aeroporto, área atualmente desocupada com 100 hectares. Intenção é construir uma pista de motocross, cancha de bocha, skate, espaço para caminhadas, um ginásio, um novo campo de futebol.

TRÊS PRIORIDADES
As três propostas mais citadas a partir da opinião de representantes de entidade e moradores

1. IMPULSO AO AGRONEGÓCIO
2. MAIS INVESTIMENTO EM SAÚDE
3. MELHORIAS NO SANEAMENTO BÁSICO

O MUNICÍPIO
População: 65.135 moradores
Eleitores: 46.078

 Fontes: IBGE (estimativa 2016) e TSE


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 4 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros