Eleitores de Nova Petrópolis pedem saúde. Veja ideias dos candidatos a prefeito - Política - Pioneiro

Eleições22/09/2016 | 10h30Atualizada em 22/09/2016 | 10h30

Eleitores de Nova Petrópolis pedem saúde. Veja ideias dos candidatos a prefeito

Os três candidatos precisam ficar atentos, já que o município não conta com plantão 24 horas 

Eleitores de Nova Petrópolis pedem saúde. Veja ideias dos candidatos a prefeito Reprodução/Divulgação
Impulsionar o turismo, consolidando a atividade na área rural, também é fundamental para movimentar a economia do município Foto: Reprodução / Divulgação

Cidade que ocupa a primeira colocação no ranking de educação no Estado pelo Índice de Desenvolvimento Socioeconômico, o Idese, medido pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), Nova Petrópolis elege saúde como assunto prioritário para ações da próxima administração municipal. Os três candidatos a prefeito precisam ficar atentos, já que o município não conta com plantão 24 horas e também apresenta poucos médicos especialistas.

— É muito complicado, não só no hospital, mas nos postos de saúde. Sabemos que precisa de mais médicos, ou que eles atendam por mais horas nos bairros. Sem falar que há duas pediatras na cidade, e uma delas está de férias agora, por exemplo — sugere o presidente do bairro Fazenda Pirajá, Edio Schmokel.

A cidade conta com uma instituição de saúde, o Hospital de Nova Petrópolis, que oferece 35 leitos. O serviço de emergência à noite, que hoje disponibiliza apenas um médico plantonista, é a principal demanda da cidade, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) Cláudio Ricardo Michaelsen. Além disso, a necessidade de deslocamento para cidades da região para procedimentos mais exigentes também incomoda. Além da saúde, a mobilidade urbana é pauta recorrente entre os moradores. Por ser roteiro turístico e caminho para cidades ainda mais visitadas, como Gramado e Canela, o trânsito de visitantes passa obrigatoriamente pelo centro do município, atrapalhando o vaivém de quem mora em Nova Petrópolis.

— E também os dois acessos à cidade, pela BR-116 e pela ERS-135, não contam com acostamento, estão mal sinalizados. Há trechos dentro da zona urbana que podem ser duplicados e desafogar o trânsito, é preciso de planejamento neste sentido — avalia o presidente da Acinp.

Impulsionar o turismo, consolidando a atividade na área rural, também é fundamental para movimentar a economia do município, segundo Michaelsen. Para isso, é vital a boa pavimentação de estradas do interior e firmar novos pontos turísticos. Ainda que a cidade não tenha dados expressivos quanto à criminalidade, o capitão Jorge Laurício Mascarin, da Brigada Militar, acrescenta que é necessário ampliar o videomonitoramento:

— Estamos dialogando com todos os candidatos e expondo que o ideal seria o dobro de câmeras, além de atualizar nosso auxílio-moradia, o que ajudaria a permanência de novos policiais por aqui.

OS CANDIDATOS

Lelo Hahn PP / PDT
Marceneiro, 54 anos
Prioridade: pavimentação nas principais ruas do município.
Financiamento: busca de emendas parlamentares junto ao Governo Federal, e ainda por meio das leis de pavimentação comunitária _ dois terços dos proprietários solicitam a pavimentação e a prefeitura, neste caso, entra com a parte pluvial, o meio-fio e remoção de postes.
Outros projetos: educação, ampliando na infraestrutura física de todas as escolas, e construção de novas.

Lui Schenkel PRB / PSDB / PSB / PSD
Contador e diretor administrativo e financeiro, 57 anos
Prioridade: não quis se manifestar sobre uma única prioridade. Em cada setor haverá uma prioridade, destaca o candidato.
Financiamento: para melhorias na educação, saúde e obras, irá melhorar a gestão do uso do orçamento municipal.
Outros projetos: buscar o crescimento e desenvolvimento da cidade, gerar emprego e renda e fazer obras necessárias na saúde e educação. 

Naira Sauter Seibt PMDB
Administradora, 60 anos 
Prioridade: saúde. Implantação de um bloco cirúrgico no hospital e mais capacitação aos médicos e outros profissionais. 
Financiamento: planejamento e redução de custos do orçamento do município.
Outros projetos: investimento no turismo e criação de uma ouvidoria.  

O município

População: 21.286 moradores
Eleitores 17.317

Fontes: IBGE (estimativa 2016) e TSE

 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRecreio da Juventude é mais uma vez campeão gaúcho de handebol adulto masculino https://t.co/zDZuJrOX7b #pioneirohá 12 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comFarrapos é hexampeão do Circuito Gaúcho de Rugby Sevens https://t.co/zXMLLEQV5l #pioneirohá 12 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros