Eleitores de Flores da Cunha pedem segurança e ensino. Veja propostas dos candidatos - Política - Pioneiro

A cidade que queremos20/09/2016 | 10h30Atualizada em 20/09/2016 | 10h52

Eleitores de Flores da Cunha pedem segurança e ensino. Veja propostas dos candidatos

Cenário eleitoral envolve basicamente governo e oposição

Representantes do PMDB e do PP concorrem ao posto de prefeito Foto: Montagem sobre fotos de Roni Rigon e Facebook de Roberta Verdi / Agência RBS e divulgação

Com cenário eleitoral constituído basicamente por governo e oposição, Flores da Cunha se prepara para as eleições municipais com propostas focadas principalmente na área da segurança. O município está longe de ser um dos mais perigosos do Estado, mas as estatísticas disponíveis pela Secretaria Estadual de Segurança mostram que o primeiro semestre já contabiliza três homicídios _ no mesmo período, em Garibaldi, município com número semelhante de habitantes, não houve morte violenta deste tipo, por exemplo. Além disso, o que mais tem revoltado os habitantes são furtos e roubos no interior do município. 

— As pessoas não se sentem mais seguras em deixar sua casa, seu comércio. Eu já tive meu comércio assaltado duas vezes. É difícil encontrar alguém que não tenha sido assaltado nos últimos anos — lembra o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Rech.

Ainda que em pequena proporção, os moradores reclamam dos 157 furtos em moradias registrados neste ano. Por isso, pedem que as câmeras de videomonitoramento funcionem plenamente _ há reclamações de que nem sempre estão disponíveis _ e que haja reforço de policiamento, ainda que não seja de obrigação da prefeitura. Também estão contempladas na pauta de reivindicações soluções para a mobilidade urbana, voltadas principalmente para desafogar o fluxo dos mais de 13 mil carros e mais estacionamento na área central, o que pode prejudicar o comércio local, segundo Rech. Moradores do bairro União, um dos mais populosos, desejam melhorias no saneamento básico, principalmente na área de esgoto, conforme a líder comunitária Inês Magnabosco:

— Flores da Cunha é ótima de se viver, mas é necessário mais cuidado com nossos rios, nascentes, com as nossas águas.

Como ainda há expressiva percentagem de moradores na zona rural, quem vive distante da sede da cidade deseja mais asfalto nas estradas que ligam ao interior, além de sinal de internet e telefonia _ pequenos confortos capazes de ajudar a permanência do jovem no campo, conforme acredita o enólogo Cedenir Fortunatti. Flores da Cunha é o município maior produtor de vinhos do Brasil.

— Não temos também ensino profissionalizante na área da agricultura, que é um dos focos do município. Falta curso técnico, algo que ensine agronomia, enologia — sugere Fortunatti.

OS 2 CANDIDATOS

Lídio Scortegagna (PMDB / PSD / PTB / PT / PRB / PT do B / PC do B / PTC / PSB / DEM / SD)
Agricultor, 47 anos
Prioridade: segurança pública. Pretende incrementar o subsídio aos servidores que atuam na Polícia Militar e Civil, revisando valores de repasses de auxílio-aluguel e tentando viabilizar com o Estado um maior efetivo. Quer disponibilizar áreas de terra para construção de habitações a estes servidores e instalar mais câmeras de segurança.
Financiamento: recursos próprios, já que afirma não ser um investimento tão alto, e contar com a parceria privada via entidades de classe.
Outros projetos: ampliar número de escolas que ofereçam ensino em tempo integral e ampliar especialidades médicas atendidas no município.

 Roberta Verdi (PP/PDT)

Advogada, 31 anos

Prioridade: segurança pública. Pretende criar a Guarda Municipal, com contratação de 50 guardas que farão o policiamento armado nos bairros e em praças.

Financiamento: remanejamento do orçamento, como por exemplo reduzir o custo de R$ 3,3 milhões com a coleta e destinação do lixo.

Outros projetos: foco no desenvolvimento econômico, implantando um banco de produtividade e incentivo ao turismo rural.

AS PRIORIDADES

As mais citadas a partir da opinião de representantes de entidades e moradores

1. MAIS SEGURANÇA

2. MAIS SANEAMENTO

3. ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA AGRICULTURA

O município

:: População: 29.405 moradores
:: Eleitores: 24.674

- contentFrom:cms -->
 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 10 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 12 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros