Conheça Jaqueline Valim, candidata a vice-prefeita de Caxias pela Rede Sustentabilidade - Política - Pioneiro

Eleições26/09/2016 | 09h30Atualizada em 26/09/2016 | 11h00

Conheça Jaqueline Valim, candidata a vice-prefeita de Caxias pela Rede Sustentabilidade

Ela lutará pela inclusão social

Conheça Jaqueline Valim, candidata a vice-prefeita de Caxias pela Rede Sustentabilidade Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Representante da Rede Sustentabilidade, ela estreia na carreira política ao lado do advogado Vitor Hugo Gomes Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Jaqueline Valim de Lima, 51 anos, representa duas classes ao candidatar-se como vice-prefeita: pretende lutar pelo público feminino e pelas pessoas com deficiência. Representante da Rede Sustentabilidade, ela estreia na carreira política ao lado do advogado Vitor Hugo Gomes movida pela vontade de deixar o cenário caxiense mais acolhedor ao fator inclusão social. Jaqueline tem motivos sérios para erguer esta bandeira: ela tem baixa visão, o que a impede de executar algumas atividades e de ter concluído a vida acadêmica, por exemplo. Aluna de Psicologia e depois de Jornalismo, lembra que a falta de livros adaptados na década de 1980 atrapalhou bastante os estudos.

— Hoje curso Gestão Comercial e é outro universo. Consigo ler, ter acesso ao material. Mas num contexto geral, cada vez mais obstáculos são colocados para quem tem deficiência — explica.

Jaqueline é mãe de três filhos e concilia a campanha eleitoral com os trabalhos de publicitária freelancer. Cresceu no bairro Exposição, ao lado do pai, que é alfaiate, e da mãe dona de casa. Ela confessa que a família está um pouco assustada com a repercussão que a candidatura tem causado. No entanto, Jaque, como gosta de ser chamada, está apreciando a experiência de conhecer diferentes pontos da cidade e ouvir as demandas do público:

— Para olhar para todos, é preciso bem mais que dois olhos. É preciso se colocar no lugar do outro o tempo inteiro.

A página no facebook Humanizar para Incluir é uma das ferramentas que Jaqueline desenvolveu e que conversa com a sua ideologia, em defesa da inclusão. Mas não é só na esfera online que ela se tornou conhecida: no ano passado, afirma ter ingressado com uma série de ações no Ministério Público reclamando por alterações em obras públicas, contestando medidas que tornem mais digna a mobilidade para pessoas com deficiência. Além disso, ela pretende tornar público o debate sobre a violência contra a mulher, bem como criar uma Secretaria de Políticas para Mulheres:

— O vice-prefeito tem os mesmos direitos que o prefeito, e deve ser cobrado da mesma maneira. Eu estou aqui para dar meu recado, e tenho certeza que estou conseguindo.

JAQUELINE VALIM DE LIMA

:: Nome: Jaqueline Valim de Lima
:: Idade: 51 anos
:: Naturalidade: Caxias do Sul
:: Profissão: Publicitária
:: Estado civil: divorciada
:: Filhos: Luisa, 24 anos, Paula, 23 anos, e Lucas, 12   

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comApós repercussão, organizadores desistem de pancadaria no Dia do Soco, em Caxias https://t.co/8UtQmQG3SB #pioneirohá 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/u511DH3PIJ #pioneirohá 4 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros