Suspensos atendimentos para o alistamento eleitoral e a transferência de domicílio em Caxias - Política - Pioneiro

Atenção06/01/2016 | 19h11

Suspensos atendimentos para o alistamento eleitoral e a transferência de domicílio em Caxias

Decisão foi tomada em função das grandes filas no Cartório Eleitoral

Suspensos atendimentos para o alistamento eleitoral e a transferência de domicílio em Caxias Roni Rigon/Agencia RBS
A dica para evitar filas é agendar o atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

As longas filas registradas nos últimos dias no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul para o recadastramento biométrico têm duas explicações: o recesso do judiciário e a presença de pessoas que estão em busca do primeiro título e da transferência do domicílio eleitoral. A primeira será resolvida na próxima segunda-feira, quando os 49 guichês serão novamente ocupados por funcionários – nesta semana, somente 30 estão em funcionamento. A segunda forçou a suspensão do atendimento para o alistamento eleitoral e a transferência de domicílio eleitoral, de acordo com o chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski:

– O prazo para essas duas ações é de 17 de março a 4 de maio. Hoje percebemos que 20% das pessoas que estão aqui esperando estão em busca desses dois serviços. Lembro que somente os documentos com inscrição de Caxias do Sul serão cancelados depois do prazo, que se encerra no dia 16 de março e sem chance de prorrogação. Então, pedimos para que somente as pessoas que precisam fazer o recadastramento biométrico venham até o cartório eleitoral nesse momento. Isso nos ajudará a agilizar o atendimento para a população.

Confira as últimas notícias do Pioneiro

Para quem vai fazer o recadastramento biométrico e, com isso, garantir o direito de votar nas próximas eleições, a dica é agendar o atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). De acordo com Borowski, a média de tempo de espera para quem agenda é de 40 minutos; para quem não agenda, ela passa de 1h20min. Não é mais possível realizar agendamentos para janeiro, mas o chefe de cartório garante que as vagas de fevereiro (550 por dia) serão abertas no dia 16.

– Em dezembro, ficamos vários dias atendendo metade do que planejávamos. Nossa meta era 550, mas naquele período atendíamos no máximo 400 pessoas. Claro que isso aconteceria agora. É preciso ter paciência – diz.

O processo de recadastramento dos 330.376 eleitores da cidade começou em agosto. Até o dia 18 de dezembro, quando foi divulgado o balanço mais recente, 108.343 pessoas haviam realizado o procedimento. Devido aos horários de início de ano, o atendimento nesta semana no cartório de Caxias, na Rua Garibaldi, começa ao meio-dia. A partir do dia 11, o horário de atendimento volta a ser das 11h às 18h.

Notícias Relacionadas

Eleições 05/01/2016 | 15h

Filas aumentam no Cartório Eleitoral de Caxias a dois meses do fim do recadastramento

Até o dia 18 de dezembro, 40,9% dos eleitores haviam realizado o procedimento

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comExperimente torrada de abacate https://t.co/EyOcKy761U #pioneirohá 2 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comBilhete de estacionamento adulterado é localizado por fiscais em Caxias do Sul https://t.co/7MHxJYH5Wq #pioneirohá 17 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros