Para cumprir meta, Caxias precisaria recadastrar 3,8 mil eleitores todos os dias - Política - Pioneiro

Recadastramento biométrico22/01/2016 | 17h43

Para cumprir meta, Caxias precisaria recadastrar 3,8 mil eleitores todos os dias

A pouco mais de um mês do encerramento do prazo, quase 150 mil pessoas não procuraram o serviço

Para cumprir meta, Caxias precisaria recadastrar 3,8 mil eleitores todos os dias Roni Rigon/Agencia RBS
Na tarde de quinta-feira, a fila não chegava até a esquina da Rua Garibaldi Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O Cartório Eleitoral buscará reforço no Exército para cumprir a meta do recadastramento biométrico em Caxias do Sul. Entretanto, alcançar os cerca de 148 mil eleitores que ainda não procuraram o serviço não será tão simples. Para atingir o plano de recadastrar 280 mil pessoas na cidade até o dia 16 de março, o Cartório Eleitoral precisaria receber pelo menos 3,8 mil pessoas todos os dias. Mas nem metade disso tem respondido ao chamado diariamente: em média, 1,5 mil eleitores.

Confira as últimas notícias do Pioneiro

Não há mais vagas para agendamento prévio e, por enquanto, a informação é de que o prazo não será prorrogado. Para fechar a meta, o Cartório está buscando alternativas como ampliação do horário de atendimento, maior número de guichês e novas vagas para agendamento pela internet. Segundo Marcelo Reginatto, chefe de Cartório da 16ª Zona Eleitoral, a situação se complicou porque grande parte da população deixou para ir ao cartório perto do encerramento do prazo.

— Estamos fazendo o recadastramento desde junho do ano passado, e de junho a novembro, o número de pessoas que veio ao cartório foi abaixo da possibilidade de atendimento que tínhamos. Em muitos sábados, chegamos a mandar os estagiários para casa porque não havia pessoas para atender.

Entre as medidas para ampliar o recadastramento na próxima semana está a chegada de 15 militares do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea (3º GAAAe). A partir de segunda-feira, eles serão treinados durante dois ou três dias. Só então terão condições de iniciar o atendimento ao público. Outra solução será a ampliação de horários, com abertura mais mais cedo no turno da manhã. Na semana passada, quando o Cartório passou a atender das 10h às 18h, foi possível receber cerca de 200 pessoas a mais por dia.

— Também estamos estudando abrir novas vagas para agendamento e com tudo isso, poderíamos chegar a uma média de 3 mil atendimentos por dia. A orientação que estamos passando é para que as pessoas venham ao Cartório o quanto antes. Hoje, o tempo de espera é de cerca de uma hora, mas mesmo com a ampliação da nossa estrutura, a previsão é de que as filas aumentem e também o tempo de espera, alerta Reginatto — estima.

Tempo varia na fila

Na tarde de quinta-feira, a fila não chegava até a esquina da Rua Garibaldi e o tempo de espera para o atendimento era de cerca de 30 minutos. Na sexta-feira, o número de pessoas esperando no lado de fora do cartório ia da Rua Garibaldi e avança para a Rua Pinheiro Machado.

A tendência é de que as filas aumentem nos próximos dias, o que ampliará o tempo de espera. O metalúrgico Samuel de Macedo, 28 anos, foi ao médico e quando viu que a fila não estava tão grande, aproveitou a oportunidade para cumprir com a obrigação. Já a dona de casa Dirce Pelissoni, 53, que era a quarta pessoa na fila e aguardava há 20 minutos, achou que a fila estaria maior.

— Moro no interior, em Criúva, e venho para o centro uma vez por mês, então só consegui vir agora. Todos falavam que a fila passava da esquina, achei que seria pior — comemorou.

MATEMÁTICA

Mesmo que o cartório consiga atender 3 mil eleitores por dia com a implantação de novos guichês e horários, é possível que pelo menos 34 mil pessoas fiquem de fora do recadastramento.

Ou seja, eram 148 mil eleitores na fila até quinta-feira. Se o cartório recadastrar 3 mil diariamente, chegará somente a 114 mil pessoas até o dia 16 de março. Mas essa é apenas uma projeção, pois a Justiça Eleitoral pode adotar outras alternativas para cumprir a meta.

DICAS

- Muitas pessoas estão agendando o recadastramento pela internet mais de uma vez em dias e horários diferentes, o que retira vagas que poderiam estar sendo reservadas por outros eleitores. Quem programou vários horários pode fazer a exclusão no site ou ir ao cartório para desfazer o agendamento.

- Não é necessário chegar na fila horas antes da abertura do cartório. Quem chega às 5h, por exemplo, precisa aguarda 5 horas esperando pelo atendimento, já que o cartório só abre às 10h. Mesmo quando a fila está muito grande, o tempo de espera é de cerca de 1h30min.

- Confira a documentação necessária. É preciso portar documento oficial de identificação (carteira de identidade ou de habilitação) e comprovante de residência emitido nos últimos três meses (se for levar um carnê de loja ou uma conta paga, observe a data de emissão, e não a data de vencimento da conta).

- Quem não fizer o recadastramento terá o título de eleitor cancelado e ficará impossibilitado de votar, fazer ou renovar passaporte, adquirir empréstimos em bancos públicos e tomar posse em cargos públicos, entre outros. Pode gerar pendências no CPF e até perder oportunidades de trabalho e estudos, já que muitas empresas e instituições de ensino superior solicitam a quitação eleitoral para admissão de funcionários.

Notícias Relacionadas

Atenção 06/01/2016 | 19h11

Suspensos atendimentos para o alistamento eleitoral e a transferência de domicílio em Caxias

Decisão foi tomada em função das grandes filas no Cartório Eleitoral

Eleições 05/01/2016 | 15h

Filas aumentam no Cartório Eleitoral de Caxias a dois meses do fim do recadastramento

Até o dia 18 de dezembro, 40,9% dos eleitores haviam realizado o procedimento

Justiça Eleitoral 09/11/2015 | 16h31

Cadastramento biométrico antecipado evita filas no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul

Cartório espera cadastrar 282 mil digitais dos 332 mil eleitores caxienses até a data final, dia 16 de março.

Serviço 13/08/2015 | 15h20

Recadastramento biométrico em Caxias do Sul gera filas no Cartório Eleitoral

Tempo médio de espera é de uma hora, mas atendimentos ainda estão abaixo da meta

Serviço 10/08/2015 | 15h32

Cartório eleitoral de Caxias do Sul estará fechado nesta terça-feira

Atendimento será feito no sábado para revisão biométrica

Revisão biométrica 20/07/2015 | 15h33

Justiça Eleitoral quer recadastrar pelo menos 1 mil eleitores por dia em Caxias

Quem não comparecer no cartório terá o título cancelado

Política 18/07/2015 | 12h39

Caxias do Sul terá recadastramento eleitoral a partir de agosto

Outros cinco municípios da Serra ainda passarão pelo processo neste ano

Votação 23/04/2015 | 13h31

Caxias do Sul terá sistema biométrico nas eleições de 2016

O prazo para recadastramento de eleitores não está aberto

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCaxias do Sul Basquete confirma renovação com Banrisul e verba necessária para assegurar presença no NBB 10 https://t.co/2jQtxgu2aN #pione…há 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comSérie da semana: assista "3%" https://t.co/cYE7aie10J #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros