Governador Tarso Genro pode sancionar em Caxias o projeto de doação da Maesa - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Patrimônio público18/11/2014 | 18h16

Governador Tarso Genro pode sancionar em Caxias o projeto de doação da Maesa

Previsão é de que seja realizada uma solenidade no Piratini ou na cidade

Governador Tarso Genro pode sancionar em Caxias o projeto de doação da Maesa Felipe Nyland/Especial/
Doação do prédio foi aprovada pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira Foto: Felipe Nyland/Especial

O projeto de doação do antigo prédio da Metalúrgica Abramo Eberle SA, o Complexo Maesa, fábrica 2, aprovado nesta terça-feira por unanimidade pela Assembleia Legislativa, pode ser sancionado pelo governador Tarso Genro (PT) em Caxias do Sul.

A possibilidade depende da agenda do governador, mas a previsão é de que seja realizada, em Caxias ou no Palácio Piratini, uma solenidade para consolidar o repasse do patrimônio histórico ao município.

— Está sendo avaliada a possibilidade de algum ato para fechar com chave de ouro, diante da importância desta doação para a cidade. A agenda está sendo construída —declara o chefe de Gabinete da Casa Civil do governo do Estado, Roberto Nascimento.

O projeto deve ser encaminhado até o final da semana para sanção do governador Tarso Genro (PT). A partir do recebimento, o governador tem 15 dias úteis — a contar do dia seguinte da chegada da matéria ao Piratini — para se manifestar. O município terá um ano para a aprovação de um projeto de utilização e conservação do prédio.

Para o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), a doação da Maesa é a concretização de um sonho e, a partir da homologação da lei, é necessário dar o direcionamento correto à destinação que a área merece. Conforme o prefeito, será formada uma comissão com órgãos da comunidade cultural e empreendedora de Caxias para obtenção de recursos e para que possam auxiliar quanto à melhor utilização.

— Não podemos errar — frisou.

Ao final, declarou:

— A Maesa é nossa.

Estiveram presentes na sessão ordinária da Assembleia, acompanhando a votação, os vereadores Denise Pessôa (PT), Flávio Dias (PTB) e Jaison Barbosa (PDT), bem como a secretária municipal de Cultura, Rúbia Frizzo, e o diretor-geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Edio Eloi Frizzo.

A votação também contou com a presença de representantes da Associação dos Aposentados e Pensionistas, União das Associações de Bairros (UAB), associação de moradores do bairro Exposição e do Presidente Vargas e da Associação Carnavalesca de Caxias do Sul.

Notícias Relacionadas

Patrimônio público 18/11/2014 | 15h40

Doação da Maesa para Caxias é aprovada na Assembleia Legislativa

Decisão foi por unanimidade

Patrimônio público 17/11/2014 | 17h01

Deputados devem decidir sobre doação da Maesa para Caxias nesta terça-feira

Projeto do governo do Estado está na ordem do dia da Assembleia Legislativa

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros