Francisco Appio (PP), de Vacaria, não se elege deputado estadual e diz que este foi seu último pleito - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Na região05/10/2014 | 22h18

Francisco Appio (PP), de Vacaria, não se elege deputado estadual e diz que este foi seu último pleito

O político foi eleito à Assembleia pela última vez em 2006

Aos 66 anos e após 10 eleições, Francisco Appio (PP) novamente não conquistou uma vaga à Assembleia Legislativa e diz que este foi seu último pleito como candidato. Appio computou 22.028 votos.

— Recebo o resultado com naturalidade. Foi minha décima e última eleição, concorrer não está mais nos meus planos. Mas não me sinto derrotado. É um jogo e temos que respeitar a vontade da maioria. Vacaria deu centenas de votos para candidatos de fora, o que fez com a cidade perdesse a oportunidade de conquistar um deputado — analisa.

Em 2006, último pleito em que havia conquistado uma vaga na Assembleia, Appio fez 49.584 votos. Na eleição seguinte, com a estratégia de focar suas propostas mais para a região, não conseguiu uma vaga de deputado estadual.

— Eu sou um candidato bem distrital, não fiz campanha em Caxias, por exemplo. Fiquei restrito a Vacaria e região porque acredito no voto distrital. Entretanto, houve perda de votos com a queda da Ana Amélia, e a legenda caiu junto. Além de um grande percentual de brancos e nulos, e de que o partido subiu apenas de sete para oito cadeiras na Assembleia — reflete.

Appio é natural da localidade de Tupinambá, distrito de Lagoa Vermelha. O progressista foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1990. De lá para cá, assumiu uma das 55 cadeiras da Assembleia Legislativa por outros quatro mandatos, em 1994, 1998, 2002 (assumiu como suplente) e 2006.

Em 2012, concorreu a prefeito de Vacaria, mas acabou derrotado por Elói Poltronieri (PT).
 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros