Filho de prefeito reeleito de Jaquirana é preso suspeito de crimes eleitorais - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Compra de votos31/10/2012 | 07h23Atualizada em 31/10/2012 | 11h23

Filho de prefeito reeleito de Jaquirana é preso suspeito de crimes eleitorais

Polícia interceptou mais de 15 mil ligações nas quais os políticos ofereciam dinheiro, rancho, eletrodomésticos e até pneus em troca de votos

Filho de prefeito reeleito de Jaquirana é preso suspeito de crimes eleitorais Guilherme Pulita/
Operação prendeu três integrantes da coligação Unijaq Foto: Guilherme Pulita
A Polícia Civil de Bom Jesus prendeu na manhã desta quarta-feira Ivan Lauro Rauber, 40 anos, filho do prefeito reeleito de Jaquirana, Ivanor Rauber (PP). A detenção ocorreu durante uma operação para deflagrar crimes eleitorais. O homem seria responsável por chefiar um esquema de compra de votos no município.

Além de Rauber, também foram presos o vereador reeleito pela terceira vez, Orestes Ângelo Andelieri, o Orestinho, 44, e José Evandro Pereira dos Reis, 39, coordenador de campanha de outro vereador eleito pelo PP. Todos os detidos faziam parte da coligação Unijaq.

Cerca de 70 agentes cumpriram 15 mandados de busca e apreensão e três de prisão. A polícia chegou ao esquema após interceptar mais de 15 mil ligações nas quais os políticos ofereciam dinheiro, rancho, eletrodomésticos e até pneus em troca de votos. Os políticos ainda pagariam o deslocamento de eleitores de outros municípios para votar em Jaquirana.

A polícia cumpriu os mandados de busca e apreensão nas casas e empresas dos detidos e na prefeitura. De acordo com o Censo de 2010, o município possui 4.177 habitantes e 4.123 eleitores.

Gravação feita pela Polícia Civil e obtida pela Rádio Gaúcha Serra mostra conversa sobre desvio de dinheiro da prefeitura.Ouça:



Em outra escuta telefônica, mulher pede um "ranchinho" e afirma que já conseguiu mais duas famílias dispostas a vender o voto em Jaquirana.



Em gravação, eleitor pede gasolina em troca de voto:



Em gravação, outro eleitor pede máquina de lavar:



RÁDIO GAÚCHA SERRA

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros