Morre o empresário Doviglio Gianella aos 95 anos - Política - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Ex-vereador caxiense18/03/2012 | 09h26

Morre o empresário Doviglio Gianella aos 95 anos

Corpo será sepultado às 16h, no Cemitério Público Municipal de Caxias

Morre o empresário Doviglio Gianella aos 95 anos Roni Rigon , Banco de Dados/
Na fotografia registrada em novembro de 2000, Doviglio aparece diante do prédio em que funcionou a seção de tecelagem, no bairro Santa Catarina Foto: Roni Rigon , Banco de Dados

O empresário e ex-vereador caxiense Doviglio Gianella, 95 anos, morreu neste sábado, em Porto Alegre. O caxiense era filho do italiano Matteo Gianella, um dos pioneiros do setor têxtil em Caxias do Sul, e, além do envolvimento industrial, era reconhecido pela atuação social no município.

Como homem de negócios, dirigiu por décadas o Lanifício Gianella, fundado pelo pai em 1917. A capacidade administrativa também foi adquirida com a mãe, Ermelinda Viero, que exerceu a direção depois da morte de Matteo, em 1942.

Presidiu o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem (FITEMASUL) entre 1966 e 1987, participou de atividades da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e foi um dos fundadores do Aeroclube de Caxias do Sul, em 1941.

Com marcante vocação comunitária, presidiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) , entre 1968 e 1978. Gianella foi, também, suplente de vereador, pelo PSD, na legislatura de 1948 a 1951, tendo exercido o mandato como titular.

O velório está sendo realizado na Capela A do Memorial São José, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Público Municipal, às 16h.

PIONEIRO.COM

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros