Adversários têm estratégia semelhante em Caxias - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante18/09/2020 | 11h53Atualizada em 18/09/2020 | 12h07

Adversários têm estratégia semelhante em Caxias

Pré-candidatos do Republicanos, MDB, PSDB e NOVO usam popularidade de lideranças políticas para garantir votos

Adversários têm estratégia semelhante em Caxias Republicanos Caxias do Sul/Divulgação
Chico Guerra, Júlio Freitas e Daniel Guerra Foto: Republicanos Caxias do Sul / Divulgação

Na eleição municipal em Caxias do Sul, pelo menos três figuras políticas terão papel fundamental em busca de bons resultados para seus candidatos. A intenção, claro, é de que obtenham vitória.

Até agora, tem-se um ex-governador, um deputado estadual e um ex-prefeito cassado, que estão a postos. É o caso de José Ivo Sartori na campanha de Carlos Búrigo (MDB) e Elói Frizzo (PSB); de Neri, O Carteiro (Solidariedade) em defesa de Adiló Didomenico e Paula Ioris (ambos PSDB); e de Daniel Guerra, que escolheu a chapa de seu partido, formada por Júlio Freitas e Chico Guerra (Republicanos). São nomes locais bastante conhecidos. 

Leia mais
Escolhas de Daniel Guerra para a disputa à prefeitura de Caxias não surpreendem

O Novo, de Marcelo Slaviero e Cesar Bernardi, contará com o deputado federal Marcel van Hattem, que não é de Caxias, mas é o mais votado no Estado.

Marcel van Hattem esteve em Caxias do Sul  para gravar vídeos com mensagens de apoio às pré-candidaturas do NOVO a prefeito, de Marcelo Slaviero, vice-prefeito Cesar Bernardi e a vereador. <!-- NICAID(14592697) -->
Foto: Eduardo de Moraes / Divulgação

A estratégia é semelhante em todos os casos, cada um com sua argumentação. Outros devem surgir no decorrer da campanha para colar nos candidatos, mas os já citados, sem dúvida, deverão emplacar como destaques na propaganda eleitoral. Sartori, Neri e Guerra foram cotados para concorrer a prefeito. 

José Ivo Sartori em material do MDB de Caxias do Sul com Carlos Búrigo<!-- NICAID(14588828) -->
Foto: MDB Caxias / Divulgação

Na convenção do MDB nesta semana, o pronunciamento mais esperado era o de Sartori, devido ao silêncio desde que deixou o governo do Estado. Embora o nome de Búrigo já fosse considerado certo como pré-candidato, um vídeo de Sartori no aniversário do deputado emedebista tirou as dúvidas sobre a participação na disputa. Depois, uma sessão de fotos oficializou o apoio ao seu amigo e braço direito. 

Na convenção do Republicanos, Daniel Guerra foi quem deu as coordenadas, discursando por mais de uma hora, dando o tom da campanha do partido. Até porque, seu irmão está na chapa como uma garantia de que é um vice que seguirá o que determina o ex-prefeito. Além disso, carrega o nome da família em busca da transferência de apoio a Freitas.

Neri, por sua vez, tem levado Adiló para uma série de agendas e isso ocorre há meses. Foi com esse trabalho que ele chegou a vereador mais votado em 2016, impulsionando-o à eleição de deputado em 2018. Seu apoio era bastante cobiçado.  

Chapa para prefeito com Adiló Didomenico (PSDB) e Paula Ioris (PSDB) com o deputado estadual Neri, O Carteiro (Solidariedade)<!-- NICAID(14574528) -->
Foto: Facebook / Reprodução

O primeiro a surgir em foto abertamente em favor de uma chapa foi Neri, contando com o slogan "Juntos por Caxias", com Adiló e Paula. E então veio a divulgação da convenção do MDB, usando a imagem de Búrigo e Sartori. Na quarta-feira (16), na convenção, Daniel figurava em um painel com os pré-candidatos, e a assessoria distribuiu o registro que ilustra esta matéria.

Leia também
Vereador de Caxias vai equipado à tribuna para protestar
10 candidatos estão confirmados à prefeitura de Caxias do Sul


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros