Naufraga o Bloco Social Trabalhista na Câmara de Vereadores de Caxias - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante03/07/2020 | 11h44Atualizada em 03/07/2020 | 11h46

Naufraga o Bloco Social Trabalhista na Câmara de Vereadores de Caxias

Harmonia entre PDT e PSB durou pouco mais de um mês

Naufraga o Bloco Social Trabalhista na Câmara de Vereadores de Caxias Igor Schmaedeke/Divulgação
Ricardo Daneluz, Rafael Bueno, Alberto Meneguzzi, Gustavo Toigo, Rodrigo Beltrão, Edi Carlos Pereira de Souza e Wagner Petrini Foto: Igor Schmaedeke / Divulgação

Fez água o bloco dos vereadores do PDT e PSB na Câmara de Vereadores de Caxias.  O Bloco Social Trabalhista (também chamado de Frente Social Trabalhista) já teve a dissidência de Wagner Petrini, o Muleke, do PSB, em pouco mais de um mês de formação. Dançou o indicativo de fraternidade política visando uma aliança eleitoral. Petrini ficou indignado porque a coluna Mirante, do Pioneiro, publicou foto sobre uma placa na porta de seu gabinete com os dizeres "Perigo. Não entre", quando veio à tona que sua estagiária estava com suspeita de covid-19. 

Leia mais
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul recebe sanitização interna e externa do prédio
Estagiária da Câmara de Caxias é afastada por 14 dias por suspeita de contaminação

A foto, em local público – a Casa do Povo –, foi feita pelo vereador Rafael Bueno (PDT), o que deixou Muleke furioso e fez com que anunciasse a saída do grupo. Diante da gravidade do que se está vivendo no mundo, é inacreditável que um vereador que ganha R$ 10 mil por mês, pagos pela população, gaste o tempo em torno de uma foto de seu gabinete, que está em local público e ainda do lado de fora, por onde qualquer pessoa pode ter acesso. 

gabiente de Wagner Petrini<!-- NICAID(14534130) -->
Foto: Especial / Divulgação

Na sessão de quinta-feira (2), a suspeita de contaminação da funcionária e a forma de Muleke proceder, sem avisar os demais vereadores,  foram ressaltadas por Rafael.

– Quando o senhor é vereador, o senhor se torna público. E eu fotografo quem eu quiser, na hora que eu quiser – disse Rafael, revelando que enviou para grupos de WhatsApp.

O pedetista fez um apelo:

– As moças da limpeza estavam limpando o gabinete do vereador Muleke sem EPIs, sem luvas, inclusive elas receberam só duas máscaras durante todo esse tempo. Tem que investir um pouco mais em EPIs para elas.

E disparou novamente contra Muleke, dizendo que ele soube na segunda-feira (29 de junho) sobre a suspeita de contaminação e não avisou os colegas vereadores. 

– O senhor deixou ela ter contato com outras pessoas.

Muleke, por sua vez, disse que quando chegou segunda-feira para uma reunião, às 16h45min na Câmara, assim que a estagiária avisou que um familiar dela tinha testado positivo, pediu para que ela avisasse a Casa e que se retirasse para tomar os cuidados. 

– A gente avisou. Nós avisamos. Foi avisada a Mesa Diretora – disse. 

E anunciou o rompimento.

–  Não me reúno mais, me dispenso do Grupo Social Trabalhista de forma pública, não aceito sentar com uma pessoa que tem atitude pelas costas. Fica aqui meu manifesto _ declarou Muleke por causa da foto feita por Rafael.

MÁSCARAS

Três fotos em momentos diferentes de Muleke, sem máscara, em sessões da Câmara, foram mostradas durante a fala de Rafael. O vereador do PDT lembrou que, conforme decreto municipal, quem não usa máscara deve ser multado. O presidente Ricardo Daneluz (PDT) não se manifestou. Precisou a vereadora Denise Pessôa (PT) pedir um aparte e solicitar que Muleke colocasse a máscara quando ele se pronunciava nesta quinta-feira.

A defesa do PSB

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) fez o papel de defender o colega de partido. E jogou nas costas do presidente da Casa. Disse que a Mesa Diretora foi avisada 17h45min na segunda-feira, por ele, sobre a estagiária do vereador Muleke, pelo WhatsApp.

– Pedi providências e sugeri que fosse feita reunião urgente na terça antes da sessão. Quem tem que tomar providência de avisar vereador é a direção da Casa. O vereador poderia ter feito a parte dele? Poderia. Mas eu, como representante do PSB, avisei a direção da Casa.

Leia também
Deputado e vereadora reagem à acusação do vice-prefeito de Caxias do Sul

"Necrófilos", acusa vice-prefeito de Caxias diante de manifestações sobre infectados e óbitos pela covid-19

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros