MDB de Caxias investe em conversas com partidos para aliança eleitoral - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante21/07/2020 | 10h47Atualizada em 21/07/2020 | 11h01

MDB de Caxias investe em conversas com partidos para aliança eleitoral

Nome de Carlos Búrigo, como pré-candidato a prefeito, ainda não tem data para ser anunciado

MDB de Caxias investe em conversas com partidos para aliança eleitoral Divulgação/Divulgação
Vereadores Périco e Felipe estiveram reunidos na segunda-feira com Búrigo, nome do MDB para a disputa a prefeito Foto: Divulgação / Divulgação

O MDB de Caxias do Sul ainda não tem data para anunciar o nome do pré-candidato a prefeito, apesar de já não ser novidade que será o deputado estadual Carlos Búrigo. A previsão, antes do adiamento das eleições, era divulgar o pré-candidato em junho.

– Não dá para negar que o adiamento das eleições e o agravamento da pandemia e suas consequências na vida das pessoas e na economia deram uma esfriada nas definições. Queiramos ou não, a pandemia tem limitado e até impedido encontros mais abrangentes com outros partidos, com lideranças partidárias dando prioridade à saúde – diz o presidente Ari Dallegrave.

Leia mais
Declaração de Sartori confirma tendência de nome de deputado para candidatura de MDB à prefeitura de Caxias
MDB deve confirmar Carlos Búrigo como pré-candidato a prefeito de Caxias

Com o prazo ampliado, abriu a oportunidade de conversa, inclusive, com partidos até então com pré-candidatos definidos, revela o emedebista.

Ele não divulga as siglas.

– Estamos conversando com vários partidos, temos boa relação com todos eles, o que pode se constituir em coligação, mediante autorização e deliberação do nosso diretório, ainda sem data definida – diz.

É público que PSB, PP e PDT são partidos possíveis para uma aliança.

Búrigo, por sua vez, diz que a prioridade tem sido a questão da saúde, mas, obviamente, não nega que é o cotado para a disputa pelo partido.

– Meu nome tem sido sondado e eu fico orgulhoso por isso. Quem não gostaria de ser candidato em um município como Caxias do Sul, ainda mais num partido tendo (José Ivo) Sartori como prefeito e governador?

Atualmente, 14 partidos afirmam que terão pré-candidato a prefeito.

Reunião

Os vereadores do MDB, Felipe Gremelmaier e Paulo Périco estiveram com Búrigo, nesta segunda-feira (20), abordando a situação do distanciamento controlado devido à pandemia. A intenção é de que o governo do Estado dê mais autonomia aos prefeitos. 

Búrigo destaca que a Serra, que compreende 49 municípios, é grande e muitas vezes a realidade de uma área é diferente de outra. Deputados, prefeitos, entidades têm defendido que ocorra o aperfeiçoamento do modelo, com a divisão em microrregiões, por exemplo, diz.

Os vereadores, que foram levar a preocupação com a situação em Caxias, avaliam que a alteração trará maior segurança e previsibilidade para os setores, porém, com garantia de todos os cuidados com saúde e higiene, aumento de leitos de UTI e do tratamento com plasma convalescente.

Leia também
Fazer ou não fazer lockdown
Vice-prefeito de Caxias e ex-vereador cassado de Bento Gonçalves trocam informações

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros