Crochê é tema de debate na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante03/06/2020 | 15h00Atualizada em 03/06/2020 | 18h22

Crochê é tema de debate na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul

Vereadora Gladis Frizzo (MDB) quer instituir a semana dessa atividade artesanal

Crochê é tema de debate na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul Gabriela Bento Alves/Divulgação
Foto: Gabriela Bento Alves / Divulgação

A vereadora de Caxias do Sul Gladis Frizzo (MDB) quer instituir a Semana do Crochê. Este é o projeto que entra em primeira discussão nesta quinta-feira (4) na Câmara de Vereadores em tempos de pandemia do coronavírus. A intenção é que ocorra na semana de 12 de setembro, que é o Dia Mundial do Crochê.

De acordo com o projeto da emedebista, "a Semana do Crochê tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dessa arte na geração de renda e na promoção da saúde mental, fomentando o desenvolvimento artístico-cultural".

Na justificativa, consta que "o crochê é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial, dotada de um gancho. Consiste em produzir um trançado semelhante ao de uma malha rendada". Diz que a origem da palavra, que o mais provável é que venha da técnica de costura chinesa, uma forma primitiva de bordado que foi difundida no Oriente Médio e chegou à Europa por volta de 1700. Mas só começou a ser fortemente difundida em 1800.

Por fim, ressalta que é muito mais do que somente uma espécie de artesanato, é uma atividade que promove a arte, a saúde e a renda a muitas famílias caxienses.

O parecer favorável à Semana do Crochê, do relator da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação, Paulo Périco (MDB), ressalta que "o crochê pode ser desenvolvido nas casas onde as pessoas convivem, diante do atual momento atípico vivenciado pelo isolamento das populações, face aos efeitos de uma pandemia pela covid-19".

Leia também
Centro é o bairro com mais casos confirmados de coronavírus em Caxias do Sul
Eleição pode ficar para 15 de novembro e indefinição emperra alianças políticas em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros