Codeca, em Caxias, tem nova paralisação na manhã desta terça-feira - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante16/06/2020 | 11h05Atualizada em 16/06/2020 | 14h47

Codeca, em Caxias, tem nova paralisação na manhã desta terça-feira

Sindicatos estão no local conversando com funcionários

Codeca, em Caxias, tem nova paralisação na manhã desta terça-feira Especial/Divulgação
Foto: Especial / Divulgação

Os funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca), de Caxias do Sul, voltaram a paralisar as atividades na manhã desta terça-feira (16), a exemplo do que ocorreu na tarde de segunda-feira (15). Desta vez, além de pararem coleta e capina, também parou a construção civil. Segundo a Codeca, a paralisação é parcial.

O motivo é o mesmo do dia anterior: o desconto do vale alimentação em sábados, feriados e troca de turno. Estão no local, em conversa com os trabalhadores, três sindicatos: dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação, Rodoviários e Construção Civil. Os acordos são diferentes com cada setor, por isso a participação de todos os sindicatos.

Leia mais
Funcionários da coleta e capina da Codeca encerram paralisação, em Caxias do Sul
Setores de coleta e capina da Codeca, em Caxias, estão paralisados

Na segunda-feira, o presidente do Sindilimp, Henrique Silva, disse que "a questão dos feriados está vinculada à legislação, porque o valor do auxílio alimentação é pago correspondente ao dia trabalhado. Feriado não é trabalhado, então não tem a base legal de pagamento do auxílio alimentação". Sobre as trocas de turno, declarou: "Tinha uma prática das chefias dentro da Codeca, que usavam essa questão da troca setorial, mas dentro do aspecto legal não tem uma base constituída".

Leia também
"Punição muito severa para Caxias", diz pré-candidato a prefeito pelo PSDB de Eduardo Leite

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros