Na véspera do fim do período de troca de sigla, pré-candidato a prefeito de Caxias muda de partido - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante03/04/2020 | 10h16Atualizada em 03/04/2020 | 10h32

Na véspera do fim do período de troca de sigla, pré-candidato a prefeito de Caxias muda de partido

Além de Adiló Didomenico, vereadora também anunciou mudança de legenda

Na véspera do fim do período de troca de sigla, pré-candidato a prefeito de Caxias muda de partido Gabriela Bento Alves/Divulgação
Adiló Didomenico deixou o PTB e foi para o PSDB Foto: Gabriela Bento Alves / Divulgação

Os vereadores Adiló Didomenico e Tatiane Frizzo trocaram de partido e rumaram para o PSDB na quinta-feira (2). Adiló, que é pré-candidato a prefeito, deixou o PTB e é, até o momento, a surpresa deste período de janela partidária, em que os vereadores podem trocar de sigla sem correr o risco de perder o mandato. O prazo para mudança de partido se encerra nesta sexta-feira (3). Tatiane pertencia ao Solidariedade, do deputado estadual Neri, O Carteiro.

Leia mais
Dois vereadores de Caxias do Sul trocam de partido

A notícia da saída de Adiló do PTB veio à tona na noite de quinta, com a divulgação nas redes sociais por parte do PSDB, em que a foto de Adiló, Tatiane e a vereadora tucana Paula Ioris aparecem juntos, com o título: "Time tucano de Caxias do Sul" (abaixo). Paula segue confirmada como pré-candidata a vice-prefeita.

Conforme informações da assessoria de imprensa de Adiló, ele concorrerá a prefeito ao lado de Paula Ioris numa chapa pura, mas mantendo o projeto que vinha sendo construído com outros  partidos já há alguns meses. 

Vereador Adiló Didomenico deixa o PTB e se filia no PSDB. Vereadora Tatiane Frizzo (à esquerda) deixa o Solidariedade e se filia no PSDB. Vereadora Paula Ioris, do PSDB, deverá ser a vice de Adilo na disputa à prefeitura<!-- NICAID(14468299) -->
Foto: PSDB / Divulgação

O ingresso do então petebista foi confirmado em uma reunião virtual por teleconferência com a participação dos deputados estaduais Mateus Wesp (presidente do PSDB/RS) e Luiz Henrique Viana, dos deputados federais Lucas Redecker e Daniel Trzeciak, e do presidente do PSDB Caxias do Sul, Ozório Rocha, e outras lideranças tucanas. 

O PSDB divulgou uma resolução orientando que todos os municípios com mais de 100 mil eleitores tenham candidato a prefeito do partido. Caxias é uma das maiores prioridades no país.

_ Neste momento em que estamos passando, não gostaríamos de estar discutindo questões de filiação, porém se fez necessário cumprir a legislação e também dar transparência ao meu ingresso no PSDB. Saio do PTB com muitos amigos, ao longo dessas três décadas. Porém, não se notou interesse por parte da executiva estadual do PTB em acreditar no projeto que temos para Caxias do Sul, não nos dando segurança jurídica, pois o PTB por diversas vezes foi formado por comissão provisória. Diferentemente do PSDB, que nos fez o convite e que juntos já estamos trabalhando por Caxias, com muita afinidade e força para criar um novo eixo político. O momento exige união e solidariedade para que assim possamos devolver para Caxias do Sul o entusiasmo e o dinamismo _ disse Adiló.

Nos bastidores, a informação é de que as conversas para a formação de aliança envolvem PSDB, PSL, PSC, Solidariedade e PTB.

O PSDB salta de um para três vereadores na Câmara de Caxias. 

Tatiane divulgou nota dizendo que "a busca pela continuidade do trabalho, em prol de uma cidade mais humana, para os que mais precisam, requer novos desafios. Com a proibição da coligação de partidos na proporcional, a mudança de partido teve como base o estudo da nominata e a quantidade de candidatos, a fim de concretizar os objetivos e dar seguimento às ações no parlamento caxiense".

Leia também
Prefeito de Farroupilha busca novo 1º escalão para o fim do mandato

Pedetista e membro da UAB de Caxias do Sul agora é CC do Samae

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros