Dois vereadores de Caxias do Sul trocam de partido - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante02/04/2020 | 17h31Atualizada em 02/04/2020 | 17h40

Dois vereadores de Caxias do Sul trocam de partido

Edson da Rosa foi para o PP e Velocino Uez para o PTB

Dois vereadores de Caxias do Sul trocam de partido Andressa Boff/Divulgação
Ricardo Golin, presidente do PP, com o novo filiado, vereador Edson da Rosa Foto: Andressa Boff / Divulgação

Os vereadores de Caxias do Sul Edson da Rosa e Velocino Uez deixaram os respectivos partidos pelos quais foram eleitos, o MDB e o PDT. Edson ingressou no Progressistas (PP) e Uez foi para o PTB. 

Edson assinou a ficha de filiação nesta quinta-feira (2)  e, em virtude das recomendações dos órgãos de saúde, o ato foi restrito, com a presença do presidente do Diretório Municipal, Ricardo Golin.

– Busquei um partido que compactuasse com os valores e princípios que carrego comigo. Estou muito contente em ingressar no PP. Agradeço a diversas lideranças que construíram a minha ida, como o presidente municipal, Ricardo Golin, o presidente estadual, Celso Bernardi e o senador Luis Carlos Heinze. Essas pessoas foram fundamentais neste processo – disse Edson.

O vereador anunciou nas redes sociais, antes da filiação, sua saída do MDB.

"Entender que a vida é feita de ciclos faz com que permaneçamos em paz com tudo o que chega e com tudo o que se vai. Venho por meio desta mensagem comunicar minha saída do MDB", escreveu, acrescentando que militou por 21 anos no partido.

Velocino Uez deixou o PDT e foi para o PTBFoto: Franciele Masochi Lorenzett, Divulgação

Já o vereador Uez disse que seu ingresso no PTB se dá em função do vereador e pré-candidato a prefeito Adiló Didomenico.

– Adiló me cativou por sua vontade de fazer, pelo projeto por uma cidade melhor e o diálogo que tem – disse.

Uez entregou nesta quinta a carta de desfiliação à Executiva do partido e ligou para o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho informando a saída do PDT por respeito e por ter  sido ele quem lhe abriu as portas na política. Disse que também havia tentado contato com Rafael Bueno, líder da bancada, mas não havia conseguido.

O primeiro a mudar de sigla na Câmara de Vereadores de Caxias foi Rodrigo Beltrão, que migrou do PT para o PSB.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (3) termina a janela para trocas partidárias, período no qual os vereadores podem mudar de partido sem perder o mandato eletivo. A possibilidade é de mais mudanças.

Leia também
Avante, em Caxias, se mobiliza para eleição municipal
Presidente do Samae deixará Governo Flávio Cassina



 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros