As causas centrais do pedido de impeachment - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante08/03/2020 | 14h12Atualizada em 08/03/2020 | 14h12

As causas centrais do pedido de impeachment

Chama atenção como Claiton despencou de duas eleições tranquilas até a iminência de uma cassação

As causas centrais do pedido de impeachment Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Os pedidos de impeachment de que vem sendo alvo o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), reúnem causas diversas. Entre as principais, elas repetem as que estiveram presentes na performance do ex-prefeito Daniel Guerra: subestimar a necessidade de uma base parlamentar, criar focos de conflito e, no caso de Claiton, adotar um enfrentamento pouco civilizado com 15 entidades representativas da comunidade. No caso de Guerra, os conflitos eram generalizados e a falta de diálogo, ostensiva.

Leia mais
Produção industrial de pedidos de impeachment

Chama atenção como Claiton despencou de duas eleições tranquilas e com votações que expressaram uma significativa representatividade política até a iminência de uma cassação, passando, no caminho, pela falta de sustentação até de vereadores da base de apoio e de seu próprio partido, que o deixaram órfão e sem apoio nenhum na votação de uma segunda admissibilidade. O próprio prefeito reconhece deslizes na condução de sua articulação política.

Chama atenção também porque Claiton tem iniciativas importantes para o município, a principal delas, a atração do polo da UFRGS, que era disputado também por outras cidades, por meio de um acordo para a implementação do  Escritório de Inovação do Parque Tecnológico Zenit, o que garantiu ao prefeito um protagonismo regional.

Os motivos listados no parágrafo inicial ajudam a compreender essa trajetória percorrida pelo prefeito de Farroupilha, e são centrais. 

DIFERENÇAS

Se há semelhanças nas atuações do prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, e do prefeito cassado de Caxias, Daniel Guerra (Republicanos), também há diferenças marcantes: Claiton é prefeito reeleito, tem algum protagonismo regional e reconhecimento comunitário, atestado pela reeleição.

O palavrão

Ainda deve ser relacionado no contexto o desembaraço com que surgem pedidos de impeachment. Eles continuam proliferando sem cerimônia em Caxias e Farroupilha. No caso de Claiton, é arrolado como motivo um palavrão desferido por ele em um programa de rádio. Tal conduta é criticável, nada civilizada, não cabe a um prefeito e arranha o decoro, como é alegado no pedido assinado pela OAB.  

Mas pedir impeachment por conta de um palavrão pronunciado é uma demasia e dá bem a ideia dos exageros.

O exemplo de Caxias

Parece claro que também pode ser elencado no contexto que levou aos pedidos de impeachment contra Claiton Gonçalves os exemplos de Caxias. Com sete denúncias contra Guerra e agora três contra o atual prefeito Flavio Cassina (PTB), isso soa como estímulo e segurança. 

Lideranças políticas e comunitárias começam a se sentir mais à vontade para repetir um ato que se tornou corriqueiro no principal município da região.

A banalização é óbvia

Em conversa na sexta-feira (6) com a reportagem do Pioneiro, o presidente do Republicanos caxiense e ex-secretário do Governo Guerra, Júlio César Freitas da Rosa, afirmou:

— O que me impressiona é que a própria imprensa agora começa a dizer da banalização dos processos de impeachment.

Chegou a referir que o colunista só agora cita a banalização. Ela tornou-se óbvia já faz algum tempo. O colunista também anotou, em mais de uma oportunidade, que a fundamentação dos pedidos, inclusive daquele que resultou no afastamento de Guerra, era frágil. Ainda que os conflitos com a comunidade fossem evidentes.

Leia também
Justiça nega pedido de anulação de impeachment de prefeito de Caxias do Sul
Trincheiras da Ceará: Caxias tem pelo menos duas obras que se arrastam há anos
TCE determina suspensão de pagamentos a fornecedora de plataforma de saúde à prefeitura de Farroupilha

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros