Protocolado pedido de impeachment de vereador de Caxias do Sul - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante10/02/2020 | 17h50Atualizada em 10/02/2020 | 18h15

Protocolado pedido de impeachment de vereador de Caxias do Sul

Autor argumenta que Rafael Bueno (PDT) feriu a dignidade e o decoro de seu cargo público

Protocolado pedido de impeachment de vereador de Caxias do Sul Gabriela Bento Alves/Divulgação
Vereador Rafael Bueno é alvo de pedido de perda de mandato Foto: Gabriela Bento Alves / Divulgação

Foi protocolado nesta segunda-feira (10), na Câmara de Vereadores, um pedido de impeachment e cassação de mandato do vereador Rafael Bueno (PDT). Com base no episódio do arremesso do tijolo contra um vizinho, ocorrido em 2016. 

O vereador foi condenado pelo 1º Juizado da 6ª Vara Cível de Caxias do Sul a pagar indenização de R$ 10 mil por danos morais a Antonio Sachet pela divulgação de um vídeo nas redes sociais com ofensas, sendo considerado ato ilícito. Bueno irá recorrer desta decisão.

A admissibilidade do processo será votada pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (11).

O autor do pedido de impeachment do vereador é o mesmo que ingressou com pedido de cassação do prefeito Flávio Cassina (PTB) e do vice-prefeito Elói Frizzo (PSB), o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mariland, Rodolfo Pereira Valim Junior. O pedido de impeachment de Cassina e de Frizzo foi arquivado na terça-feira da semana passada.

A argumentação do pedido contra Bueno é por ferir a dignidade e o decoro de seu cargo público. É citado o artigo 7º do Decreto-Lei 201, de 1967, onde consta que "a Câmara poderá cassar o mandato de vereador, quando: [...] proceder de modo incompatível com a dignidade, da Câmara ou faltar com o decoro na sua conduta política".

Leia mais  
Caso do tijolo: vereador de Caxias é condenado a pagar indenização por ofensas a vizinho

Também consta no documento protocolado por Valim Junior que seja oficiado à Delegacia de Polícia Federal requerendo informações quanto a abertura de eventual procedimento investigativo de crime de ódio do vereador contra Sachet, por ter se utilizado da internet e aplicativos de redes sociais para propagar ofensas.

Posicionamento de Rafael Bueno

Rafael Bueno está em Brasília acompanhando a direção do Hospital Geral. Eles foram em busca de recursos parlamentares para conclusão das obras de ampliação do HG. 
O vereador encaminhou o seguinte posicionamento sobre o pedido de impeachment e cassação de seu mandato:

— Enquanto algumas pessoas perdem tempo trazendo assunto sem qualquer interesse público ao Legislativo, o qual estou resolvendo na Justiça, porque ainda não transitou em julgado, sigo em Brasília peregrinando em gabinetes de deputados, senadores e ministérios para trazer recursos para hospitais que atendem pelo SUS e entidades assistenciais, como Apae e Helen Keller.

Leia também
Bombardeio e desfiliações no PTB, partido do prefeito de Caxias do Sul
"Foi uma questão de afinidade", diz líder do Governo Cassina sobre indicação para função na Câmara de Caxias do Sul
Governo Cassina prestigia UAB e reaproxima prefeitura de Caxias do movimento comunitário
Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias é contra aumento para próxima legislatura


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros