Ex-secretária municipal de Cultura de Caxias do Sul vai comandar projeto da Maesa - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante30/01/2020 | 21h03Atualizada em 30/01/2020 | 21h03

Ex-secretária municipal de Cultura de Caxias do Sul vai comandar projeto da Maesa

Rubia Frizzo (PDT) será gerente de operações, um CC 8, na Secretaria de Planejamento

Ex-secretária municipal de Cultura de Caxias do Sul vai comandar projeto da Maesa Lucas Amorelli/Agencia RBS
Rubia lançou livro sobre a Maesa em novembro de 2019 Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

A ex-secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo (PDT), ocupará o cargo de gerente de projetos, lotada na Secretaria Municipal do Planejamento, que é comandada pelo vice-prefeito Elói Frizzo (PSB). Rubia será responsável pelo grupo de trabalho que irá implementar o projeto de ocupação do prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle SA (Maesa). A ex-secretária será um CC 8 (salário de R$ 7.032,14).

O vice-prefeito disse que por seu conhecimento, a ex-secretária vai liderar a equipe para "recuperar o tempo perdido de três anos de inércia". Ele diz que o fundamental, antes de uma eventual ocupação, é encaminhar junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) o estudo de risco de poluentes. 

— Ela terá um escritório na Maesa, vai liderar a equipe que fará os encaminhamentos para a contratação do projeto de ocupação, conforme prevê a lei. Vai propor o que é possível fazer neste ano — diz o vice-prefeito e titular do Planejamento.

Feliz

Rubia contou estar muito feliz com o convite do prefeito Flavio Cassina (PTB), pois tem um carinho especial por esse projeto. Secretária de Cultura no Governo Alceu Barbosa Velho (PDT), ela é jornalista. Rubia é autora do livro Maesa Poema Arquitetônico — Patrimônio Histórico e sua Dimensão Econômica, Turística e Social, lançado em novembro último.

Ela disse que será necessário fazer um levantamento físico, pois desconhece a situação atual dos prédios, e depois o planejamento de ações. A nova integrante do governo diz que irá atrás de financiamentos para que o projeto seja iniciado e tenha continuidade. A intenção é entregar o espaço à comunidade o mais cedo possível.

Eleições

Rubia é (ou era) pré-candidata a prefeita pelo PDT, assim como o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo, o vereador Gustavo Toigo e o presidente do partido, Maurício Flores.

Diante de seu ingresso no governo de Cassina e Frizzo, questionada se retira ou mantém a pré-candidatura, respondeu:

— Nunca foi ambição minha ser candidata, nunca foi projeto meu concorrer. Não conversei com o presidente sobre isso. Meu projeto pessoal é implementar a Maesa.

Acrescentou que não foi ela que colocou a pré-candidatura e por isso não cabe a ela retirar.

Leia também  
Prefeito de Farroupilha xinga erebate fake news
MP solicita à prefeitura de Farroupilha aditivo no contrato de nova plataforma de saúde
Presidente da Festa da Uva diz que CC para ex-rainha foi proposta do prefeito de Caxias
Esposa de ex-vereador de Caxias do Sul é demitida da Codeca

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros