Transparência em obras de subprefeituras de Caxias será votada pela Câmara - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante18/11/2019 | 07h15Atualizada em 18/11/2019 | 08h56

Transparência em obras de subprefeituras de Caxias será votada pela Câmara

Projeto será votado nesta terça-feira

Transparência em obras de subprefeituras de Caxias será votada pela Câmara Gabriela Bento Alves/Divulgação
Velocino Uez (PDT) é o autor Foto: Gabriela Bento Alves / Divulgação

Mais um tema voltado à transparência nos atos do Poder Executivo de Caxias do Sul será votado na terça-feira (19) pela Câmara de Vereadores. Trata-se da publicação, no site da prefeitura, em link específico, de divulgação trimestral da relação de obras, cascalhamentos, patrolamentos, roçadas, aberturas de boeiros e demais atendimentos das subprefeituras do município.

De autoria do vereador Velocino Uez (PDT), ex-subprefeito de Galópolis, a medida pretende dar publicidade às informações relativas à gestão pública, ampliando a comunicação entre a população e a administração. Na justificativa do projeto, ele destaca que "com a implantação de diversos mecanismos de transparência, do amplo direito de acesso à informação, da própria informatização, digitalização e tantos recursos de tecnologia hoje disponíveis no âmbito do serviço público, há que se ter meios mais ágeis e fáceis para que o cidadão acompanhe e tenha conhecimento do trabalho realizado pelas subprefeituras". 

O intuito é deixar claro e à disposição a efetivação, concretização e aproveitamento desses recursos públicos em favor da municipalidade caxiense.

Vale lembrar que na última semana, duas leis voltadas à transparência da administração municipal e que tinham sido promulgadas pela Câmara foram alvo de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). O Governo Daniel Guerra (Republicanos) obteve liminar do Tribunal de Justiça do Estado para suspender as leis. Uma trata de divulgação, no site oficial da prefeitura, da relação de ruas em que seriam executadas obras de pavimentação e de calçamento de passeios, projeto de autoria de Gladis Frizzo (MDB). A outra se refere a gravação de áudio e vídeo e transmissão ao vivo na internet dos processos licitatórios do Poder Executivo, administrações direta e indireta, empresa controlada e Câmara, no Portal da Transparência, de Kiko Girardi (PSD), com emenda de Alberto Meneguzzi (PSB).

Leia também
Políticos criticam prefeito por tentar impedir realização da Parada Livre na Rua Marquês do Herval, em Caxias
Inscrições para rainha e princesas da Festa da Uva 2021 começam nesta segunda-feira
Gestão fiscal da prefeitura de Caxias do Sul é crítica na área de investimento

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros