UAB e movimento comunitário de Caxias recebem homenagem na Assembleia Legislativa - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante29/10/2019 | 18h17Atualizada em 29/10/2019 | 18h17

UAB e movimento comunitário de Caxias recebem homenagem na Assembleia Legislativa

Autor foi o deputado Carlos Búrigo (MDB)

UAB e movimento comunitário de Caxias recebem homenagem na Assembleia Legislativa Fabrício Santos/Divulgação
Foto: Fabrício Santos / Divulgação

O movimento comunitário e a União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias do Sul foram homenageados nesta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa. A iniciativa foi do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), no Grande Expediente. Em seu pronunciamento, ele resgatou parte da história da UAB, fundada em 1963, as ações e necessidades que motivaram seus líderes a sustentar o movimento e ajudar a construir a cidade.

— A dedicação e a entrega que caracterizam o movimento comunitário em sua essência carrega a verdadeira razão de ser das associações. Seu surgimento veio da necessidade de enfrentamento aos problemas da população que mais necessita de infraestrutura. Foi por essa luta que comunidades inteiras tiveram acesso à moradia, ao esgotamento sanitário, à rede básica de saúde, a infraestrutura urbana, à regularização do fornecimento de água e energia elétrica e fundiária, o que permitiu que as pessoas se tornassem de fato e de direito donas das casas onde já moravam — enalteceu o parlamentar.

Búrigo citou os processos de regularização fundiária das regiões do Burgo e do Beltrão de Queiroz, beneficiando milhares de pessoas com o título de propriedade das moradias.

A homenagem se deu pela valorização à área social. No primeiro semestre, Búrigo homenageou a indústria, nos 70 anos da Randon.

Relações políticas

Não faltou o tom político-eleitoral na homenagem. Búrigo disse que o movimento comunitário sempre foi valorizado pelos prefeitos que administraram Caxias do Sul. Lamentou que essa conduta não seja mantida pela atual gestão.

— Cada qual com as suas peculiaridades e forma de conduzir, os prefeitos sempre preocuparam-se em manter essa ligação harmoniosa. Lamentavelmente, isso se quebrou na atual administração. O movimento comunitário está desassistido — destacou.

A UAB é oposição ao Governo Daniel Guerra (Republicanos) e já ocorreram vários embates entre a entidade e a atual administração municipal. O presidente Valdir Walter foi cabo eleitoral de Búrigo em 2018, e o deputado é o nome mais cotado para concorrer a prefeito de Caxias pelo MDB.

Leia também  
Prefeito de Caxias passará três dias em São Paulo 
Comissão Processante recebe intimação do TJ que suspendia notificação de Daniel Guerra
Câmara de Vereadores derruba no TJ liminar que suspendia notificação de Daniel Guerra sobre o impeachment

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros