"Parece dono de revista de fofocas", diz secretário da Saúde do Governo Guerra sobre vereador - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante17/10/2019 | 21h15Atualizada em 17/10/2019 | 21h15

 "Parece dono de revista de fofocas", diz secretário da Saúde do Governo Guerra sobre vereador

Júlio Freitas se referiu ao vereador Alberto Meneguzzi (PSB)

 "Parece dono de revista de fofocas", diz secretário da Saúde do Governo Guerra sobre vereador Lucas Amorelli/Agencia RBS
Julio Freitas deu a declaração em entrevista Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O clima tenso em tempos de aprovação de processo de impeachment do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (Republicanos), só aumenta. O secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, deu várias entrevistas nesta semana. Fato que chamou atenção, considerando que o Governo Daniel Guerra vinha apenas se manifestando à imprensa por e-mail.

Pelo menos duas das declarações provocaram mal-estar junto aos oposicionistas, vereador Alberto Meneguzzi (PSB) e ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). No caso do vereador, foi sobre uma postagem nas redes sociais, quanto ao abastecimento da frota de veículos do município. Já Alceu reagiu pela cobrança do secretário à não-abertura da UPA Zona Norte, que, embora estivesse pronta desde 2014, não entrou em funcionamento no governo do pedetista. Foi inaugurada por Daniel Guerra em 20 de setembro de 2017.

Leia mais  
Câmara de Bento Gonçalves votará abertura de cassação de vereador
"Quando a UPA ficou fechada, fizeram bolo?", questiona secretário da saúde de Caxias  sobre críticas envolvendo o Postão 24h
"Se o prefeito (Daniel Guerra) está tão queimado, esperem as eleições", diz secretário da Saúde de Caxias 

À rádio Gaúcha Serra, nesta quinta-feira (17), no programa Gaúcha Hoje, Júlio Freitas disse que Meneguzzi, que é jornalista, parece dono "de uma revista de fofoca". A declaração foi feita ao ser questionado se era verdadeira a publicação do vereador nas redes sociais, de que o prazo de renovação do contrato de abastecimento da frota de veículos do município teria encerrado, o que pode afetar, por exemplo, ambulâncias. O secretário respondeu:

— Nada além de boatos e especulações, que têm inclusive se tornado uma prática do vereador Meneguzzi, né, que em vez de trabalhar em prol da cidade, parece que é dono de uma revista de fofoca.

"É despreparado"

Alberto Meneguzzi, por sua vez, respondeu que o secretário não conhece a cidade e é completamente despreparado. Na Câmara, Meneguzzi disse que o secretário é um inútil.

— Nem vou responder às declarações pequenas e baixas do secretário, porque o secretário desconhece a cidade, ele chegou há pouco tempo na cidade, ele não responde às questões da população, não responde por que a UPA Central está fechada, não responde por que uma série de irregularidades na administração do IGH na UPA Zona Norte, não responde por que que milhares de pessoas estão na fila de espera por consultas, por exames, por cirurgias. Não responde os questionamentos que a gente faz, enfim, é um secretário completamente despreparado para a função que ocupa na Secretaria Municipal da Saúde. Por isso que ele se utiliza de recadinhos baixos como esse — afirmou Meneguzzi em contraponto na rádio.

Confira a postagem de Meneguzzi que gerou a declaração do secretário da Saúde:
"A história agora é de que a prefeitura deixou encerrar o prazo de renovação de contrato para abastecimento da sua frota de veículos. Quero dizer: deixou encerrar e não fez a renovação em tempo hábil e isso pode gerar uma imensidão de problemas no atendimento às demandas prioritárias da população.
Serviços importantes em áreas como a saúde e educação, estão sendo afetados diretamente.
Não quero acreditar que isso seja verdade, mas em se tratando do governo Guerra, tudo pode acontecer."

Alceu revida

Outro que reagiu às declarações do secretário de Saúde de Guerra foi o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). Desta vez, o motivo foi a entrevista ao Pioneiro e à RBS TV, na quarta-feira (16), em que Júlio Freitas se refere às manifestações de aniversário de um ano do Postão fechado.

— Quando a UPA (Zona Norte) ficou fechada, eles fizeram bolo de um ano, de dois e três? —questionou o secretário.

"Quando a UPA ficou fechada, fizeram bolo? Não, secretário, havia diálogo, transparência, foi explicado por que não abria, respeitava-se o usuário! Aliás, vocês diziam que abriam no 1º dia de Governo e levaram 10 meses! Simples assim!", reagiu o ex-prefeito.

Leia também
Prefeito de Caxias do Sul define quem fará sua defesa no impeachment nesta sexta
Vereadores de Caxias do Sul declaram apoio à greve de servidores do Judiciário
Prefeito de Caxias recusa convite para ir à Câmara de Vereadores

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros