Dúvida e expectativa sobre Daniel Guerra na disputa à reeleição  - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante17/09/2019 | 07h30Atualizada em 17/09/2019 | 15h09

Dúvida e expectativa sobre Daniel Guerra na disputa à reeleição 

Presidente do Republicanos no Estado não foi enfático quanto à participação do prefeito em 2020

Dúvida e expectativa sobre Daniel Guerra na disputa à reeleição  Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O presidente do Republicanos no Rio Grande do Sul, deputado federal Carlos Gomes, não demonstrou ênfase em defesa do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, ir à reeleição. Em entrevista publicada segunda-feira (16) pelo Pioneiro, ele disse que o partido deve e tem que ter candidatura, o que é natural, afinal, trata-se do segundo município do Estado, hoje nas mãos do Republicanos.

Porém, ele deixou em aberto a possibilidade de Guerra não concorrer e indicar outro nome: 

— A avaliação se vai ser o prefeito ou se ele vai apoiar outra pessoa é do Republicanos Caxias fazer no momento adequado — afirmou o presidente estadual.

Nos bastidores as apostas se dividem entre Guerra estar ou não na disputa no próximo ano. Apesar do desgaste que o prefeito tem apresentado, alvo de críticas em várias de suas decisões, a possível presença dele no pleito de 2020 preocupa a oposição. 

Se em 2016 a candidatura de Guerra era tratada com descaso pelos então governistas, hoje a situação se inverteu. Guerra é que está no poder e a oposição não demonstra organização. Há divisões em algumas siglas que revelam o desmonte provocado com a perda do comando na cidade. Não é à toa a pressão para que o ex-governador José Ivo Sartori (MDB) concorra.

Não confere

A declaração de Carlos Gomes ao dizer que a população, ao eleger Guerra, confiou nas propostas de gestão e de um corpo administrativo mais técnico do que político, mas de não negar a política, não confere com o discurso da campanha. 

Guerra explorou o que pôde o "não sou político, sou gestor". 

Leia também  
PSB discute frente ampla para eleição à prefeitura de Caxias do Sul
Treze vereadores devem ir à reeleição em Caxias do Sul
27 candidatos disputam 10 vagas para conselheiro tutelar em Caxias
Poucas opções na centro-esquerda para o vereador Rodrigo Beltrão 
Ex-deputado federal admite que pode concorrer a vereador no próximo ano em Caxias 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros