Deputado protocola projeto na Assembleia que torna Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante13/09/2019 | 07h30Atualizada em 13/09/2019 | 07h30

Deputado protocola projeto na Assembleia que torna Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs

Autor é Luiz Marenco (PDT) por sugestão dos vereadores pedetistas Rafael Bueno e Ricardo Daneluz

Deputado protocola projeto na Assembleia que torna Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs Jó Arse/Divulgação
Ricardo Daneluz, Luiz Marenco e Rafael Bueno, na Assembleia, nesta quinta-feira (12) Foto: Jó Arse / Divulgação

Tornar Caxias do Sul a Capital Estadual dos CTGs (Centro de Tradições Gaúchas) é o que prevê o projeto do deputado estadual Luiz Marenco (PDT) protocolado nesta quinta-feira (12). No projeto, ele inclui a Semana Farroupilha do município no Calendário de Eventos Oficiais do Estado. A proposição surgiu a partir de sugestão dos vereadores pedetistas Rafael Bueno e Ricardo Daneluz.

Os vereadores foram à Assembleia Legislativa para participar do protocolo. Quem também esteve em Porto Alegre foi o ex-vereador e atualmente assessor do partido na Câmara de Vereadores, Jó Arse.

Tradição e valores

Ao justificar o projeto, Rafael Bueno diz que os CTGs visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes. Ricardo Daneluz, por sua vez, reforça que será uma forma de divulgar a cidade, um orgulho ser referência na cultura gaúcha.

Marenco destaca que o CTG "insere criança e a família em um ambiente de valores, onde se aprende a ser um cidadão que participa e que luta por um ideal comum, despertando um senso de comunidade, fundamental nos dias de hoje". 

Caxias já é, informalmente, conhecida a capital mundial dos CTGs, devido ao número de entidades no município, 68, segundo informações do MTG — Movimento Tradicionalista Gaúcho, além de 30 outras organizações similares, como piquetes.

Leia também  
Prefeitura de Caxias do Sul diz que cargos criados não têm impacto financeiro
"É má política", diz representante do Governo Leite na Serra sobre emendas de R$ 1 milhão a deputados
Negativa do Governo Guerra para ações de prevenção ao suicídio gera suspeita de retaliação política
Deputado governista tem projeto para permitir uso da bandeira nacional em roupas
 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros