Declarações do prefeito de Bento Gonçalves são música para oposição a Daniel Guerra - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante02/09/2019 | 21h20Atualizada em 02/09/2019 | 21h20

Declarações do prefeito de Bento Gonçalves são música para oposição a Daniel Guerra

Presidente da CIC de Farroupilha aproveitou e lançou Guilherme Pasin (PP) como candidato a deputado federal pela região

Declarações do prefeito de Bento Gonçalves são música para oposição a Daniel Guerra Mateus Frazão/Divulgação
Políticos e até o bispo Alessandro Ruffinoni posaram com o prefeito de Bento, Guilherme Pasin, na reunião-almoço Foto: Mateus Frazão / Divulgação

Defendendo que política é necessariamente construção, a palestra do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) em Caxias do Sul, nesta segunda-feira (2), soou como música para os opositores do prefeito Daniel Guerra (PRB). Foi um revide da entidade, especialmente diante da decisão do município de integrar a região turística das Hortênsias. 

Pasin defendeu justamente o diálogo com entidades civis e representativas e o Legislativo, ponto principal das críticas ao atual governante de Caxias. Foi aplaudido de pé ao final da palestra (vários de seus secretários estavam presentes).

Leia mais
Palestra de prefeito de Bento Gonçalves sugere movimento velado de provocação a Daniel Guerra

Quem prestigiou a palestra do chefe do Executivo da cidade vizinha foi o opositor de Guerra, o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho. O pedetista fez questão de lembrar quando visitou Pasin em 2013 na prefeitura, claramente para reavivar a existência de entrosamento entre Caxias e região.

Palco político

A projeção dada a Pasin vai além das consequências das rachaduras entre Caxias e a região, protagonizadas pelas ausências de Guerra nas reuniões da Amesne e pela troca de região turística. Depois de dois mandatos na prefeitura de Bento, o questionamento é sobre seu futuro político. A disputa em Caxias para a prefeitura no próximo ano, acenada pelo PP, foi enterrada por questões legais. 

O tom eleitoral ficou explícito ao ter o nome lançado na reunião-almoço como candidato a deputado federal pelo presidente da CIC de Farroupilha, Daniel Bampi.

— Pasin, eu já te declaro candidato a deputado federal para nossa região — disse, sendo aplaudido.

Aliás, curioso uma liderança de Farroupilha lançar em Caxias um nome de Bento para ser o representante da região. Pelo jeito, os eventuais candidatos de Caxias e de Farroupilha já são desconsiderados.

Próximo do governador Eduardo Leite (PSDB), Pasin pode ser o nome para disputar a sucessão do tucano — se vingar o que disse o governador, quando candidato, de que é contra a reeleição. 

Mercosul

Guilherme Pasin anunciou que a cúpula do Mercosul se reúne entre 1º e 6 de dezembro no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. Ele não deu mais detalhes, mas deverá contar com o presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Bolsonaro assumiu, na metade de julho, a presidência rotativa do Mercosul. Conforme informou o site do Palácio do Planalto na ocasião, "o Brasil estará à frente do grupo nos próximos seis meses e será o anfitrião da próxima reunião, que será realizada no fim do ano em Bento Gonçalves".

Com Mateus Frazão

Leia também
"A participação da mulher na política é distorcida", avalia vereadora Denise Pessôa
Governo Daniel Guerra participará de Congresso Internacional de Felicidade
Plano Diretor provoca troca de alfinetadas entre prefeitura e Câmara de Vereadores de Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros