Autor de pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul é suspenso do PSD - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante02/09/2019 | 21h41Atualizada em 02/09/2019 | 21h46

Autor de pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul é suspenso do PSD

Foi aberto processo disciplinar ético

Autor de pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul é suspenso do PSD Petter Campagna Kunrath/Divulgação
Jefferson Côrtes Torres foi subprefeito de Vila Oliva no Governo Daniel Guerra de 26 de janeiro a 21 de dezembro de 2017 Foto: Petter Campagna Kunrath / Divulgação

A Executiva do PSD de Caxias do Sul decidiu suspender do partido o ex-subprefeito de Vila Oliva, Jefferson Côrtes Torres. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (2) em função dele ter protocolado o pedido de impeachment do prefeito Daniel Guerra (PRB), na última quinta-feira (29), sem comunicar o partido. Conforme informações do secretário-geral do PSD, Carlos Eduardo Coelli, foi realizada reunião entre a Executiva e Côrtes. 

Leia mais   
Semana do prefeito de Caxias do Sul tem pedido de impeachment e CPI da Saúde
"Mais uma bombinha para dentro do partido", diz presidente do PSD de Caxias do Sul
A sombra do impeachment do prefeito Daniel Guerra está de volta  
Vereadores comentam sobre sexto pedido de impeachment de prefeito de Caxias do Sul
Prefeito Daniel Guerra se manifesta sobre novo pedido de impeachment
Protocolado novo pedido de impeachment do prefeito Daniel Guerra  

"A Executiva do PSD, reunida na data de hoje, 2 de setembro, bem como o filiado Jefferson, após ouvir suas razões sobre o pedido de impeachment protocolado ao arrepio do partido, resolve suspendê-lo preventivamente, ficando o mesmo incapaz de representar o Partido perante a sociedade e em todas as instâncias partidárias. Sendo que foi aberto processo disciplinar ético", diz nota assinada pela Comissão Provisória de Caxias do Sul.

O processo disciplinar terá duração de 10 dias úteis a contar desta terça-feira (3), que poderá decidir pela manutenção do filiado ou por sua expulsão. 

Confira a manifestação do autor do pedido de impeachment

"Hoje (2/9) participei da reunião com a Executiva do PSD, quando me foi sugerido sair do partido ou eu seria submetido à comissão de ética e provavelmente expulso. Lamento que isso ocorra, uma vez que a denúncia que fiz mostra sem sombra de dúvida que houve um crime de responsabilidade. Uma prefeitura que demite trabalhadores por justa causa por terem gastado 200 ml de gasolina de uma roçadeira na grama de uma idosa não pode negar que construir parte de um estacionamento público em área particular seja aceitável. Pelo mesmo motivo não vejo como uma "bombinha" como disse o Ver. Kiko, mas sim uma oportunidade dele mostrar que está ao lado da população e não da administração. Reitero que protocolei a denúncia seguindo a minha consciência de cidadão."

Decisão na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores decide nesta terça se acata o pedido de investigação por improbidade, crime de responsabilidade e de impeachment. O ex-cargo em comissão (CC) do Governo Guerra pede o afastamento do prefeito em função da realização de uma obra em um terreno particular correspondente a uma parte do novo estacionamento do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani.

Os vereadores de modo geral, exceto os governistas, são vistos como responsáveis pelos pedidos de impeachment, que já chegaram a meia dúzia contra Guerra. 

Embora seja nítido que alguns, se não têm participação direta no encaminhamento do pedido, insuflam, outros temem a reação popular. E essa manifestação contra os parlamentares pesa muito na hora da decisão. Tanto que o presidente do PSD, vereador Kiko Girardi, fez questão de dizer na sessão de quinta-feira que foi pego de surpresa com o encaminhamento do pedido de impeachment.

Leia também  
Declarações do prefeito de Bento Gonçalves são música para oposição a Daniel Guerra
"A participação da mulher na política é distorcida", avalia vereadora Denise Pessôa
Governo Daniel Guerra participará de Congresso Internacional de Felicidade
Plano Diretor provoca troca de alfinetadas entre prefeitura e Câmara de Vereadores de Caxias 



 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros