Suspensão do mandato do irmão do prefeito por 60 dias ainda está em análise na Câmara de Caxias - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante11/08/2019 | 20h06Atualizada em 12/08/2019 | 11h08

Suspensão do mandato do irmão do prefeito por 60 dias ainda está em análise na Câmara de Caxias

Punição, aprovada em 23 de julho, está na assessoria jurídica

Suspensão do mandato do irmão do prefeito por 60 dias ainda está em análise na Câmara de Caxias Lucas Amorelli/Agencia RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Aprovada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em 23 de julho passado, a suspensão por 60 dias do mandato do vereador licenciado e atualmente chefe de Gabinete do município, Chico Guerra (PRB), no caso do "corretivo", ainda não tem uma definição do procedimento a ser adotado. 

Leia mais  
Efeito prático da punição ao irmão do prefeito de Caxias do Sul gera expectativa
Chico Guerra será suspenso por 60 dias quando retornar à Câmara de Vereadores de Caxias

O processo está em análise na assessoria jurídica da Casa desde 31 de julho, com a anexação da certidão referente à sessão que decidiu pela punição do irmão do prefeito Daniel Guerra (PRB). 

A informação inicial era de que ele seria suspenso quando retomasse o mandato, o que pode não acontecer. A Casa vem protelando uma definição. O episódio veio à tona ainda em 6 de junho de 2018, revelando ameaças feitas ao presidente do bairro Cânyon, Marciano Corrêa da Silva, em conversas entre Chico e o ex-coordenador de Relações Comunitárias Rafael Bado. Chico, então líder do Governo na Câmara, falava em "corretivo" e "lista negra".

No último dia 23, os vereadores derrubaram o parecer pelo arquivamento, conforme previsto em pauta. E, na sequência, votaram a punição. Esse procedimento provocou confusão regimental, sendo contestado pelo líder de governo, Renato Nunes (PR) . 

A previsão era de que se fosse derrubado o parecer pelo arquivamento, o processo voltaria para a Comissão de Ética. O vereador Elói Frizzo (PSB) argumentou que a punição deveria ser votada de imediato. A legalidade do ocorrido na sessão é alvo de análise.

Leia também  
Museu Municipal de Caxias pode receber nome de Maria Frigeri Horn
Projeto sobre ensino de Libras, em Caxias, empareda Daniel Guerra
Ex-prefeito de Caxias diz que há crise ética e falta de vergonha no Governo Guerra  

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros