Redução do número de vereadores na Câmara de Caxias a caminho da derrota - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante27/08/2019 | 07h30Atualizada em 27/08/2019 | 07h30

Redução do número de vereadores na Câmara de Caxias a caminho da derrota

Apenas quatro manifestam-se favoráveis, até o momento, às 17 vagas

Redução do número de vereadores na Câmara de Caxias a caminho da derrota Felipe Nyland/Agencia RBS
Tendência é de a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul permanecer com 23 vagas Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Apenas quatro vereadores manifestam-se, até o momento, a favor da redução de 23 para 17 o número de vereadores na Câmara de Caxias . Além do autor  Ricardo Daneluz (PDT), o apoio vem de Paula Ioris (PSDB), Rodrigo Beltrão (PT) e Rafael Bueno (PDT). São necessárias 12 assinaturas para o projeto de emenda à Lei Orgânica ser protocolado.

Muitos dirão que os favoráveis assim se manifestam porque sabem que não irá passar. Por outro lado, cinco já se declaram contrários. Dez alegam estar indefinidos por não terem conhecimento do projeto e um prefere não se manifestar. Ruim mesmo são os que não se expressam. Em síntese, conclui-se que a rejeição já está declarada. Afinal, quem tivesse a intenção de apoiar assumiria tranquilamente.

Leia mais
O que pensam os vereadores sobre proposta de reduzir seis cadeiras na Câmara de Caxias 
Projeto de redução do número de vereadores de Caxias depende de apoio para ser protocolado
Definição sobre projeto de redução de vereadores de Caxias deve sair na próxima semana 

Em 2011, quando houve o aumento de 17 para 23 vereadores, o então vereador Daniel Guerra (à época no PSDB) foi contrário. Em 2013, quando Mauro Pereira (MDB) tentou emplacar projeto prevendo a redução de 23 para 17 (igual à proposta de Daneluz), Guerra manifestou apoio. 

O líder do governo na Câmara, Renato Nunes (PR), porém, tem visão bem oposta. Ele é segundo suplente.

— Sou contra, não assino e se vier a plenário votarei contrário porque hoje Caxias do Sul tem mais de 500 mil habitantes e mesmo com esse número de vereadores não conseguimos chegar em todos os lugares e pessoas — justifica o governista.

Elisandro Fiuza, que é do partido de Guerra, também é contra a redução.

Apesar dos contatos efetuados pelo Pioneiro desde domingo, via WhatsApp, os vereadores Alberto Meneguzzi (PSB), Renato Oliveira (PCdoB) e Flavio Cassina (PTB) não se posicionaram.

Hilário

É até cômico Nunes dizer que "é meio estranho vir esta proposta faltando um pouco mais de um ano das eleições", ao falar sobre a redução de vereadores. Deve imaginar que foi esquecido que em 2016, ano da eleição municipal, ele e Daniel Guerra encamparam a proposta de redução dos salários dos vereadores, por meio de coleta de assinaturas nas ruas para um projeto de iniciativa popular protocolado na Câmara.

Agora Nunes pode confirmar seu sincero desejo de reduzir custos, votando a favor da redução de vereadores. 

Confirmado

O vereador Adiló Didomenico (PTB) assumiu que será candidato a prefeito (ou a vice):

— Provavelmente não concorra a vereador na próxima eleição — disse, admitindo que seria oportunismo qualquer declaração sua.

Leia também  
"Tem uma linha de esquerda no PDT que não me agrada", afirma vereador Ricardo Daneluz
Cenário pré-eleitoral aponta quatro frentes em Flores da Cunha
Após polêmica de 2016, a volta de Ari Dallegrave ao comando do MDB de Caxias
"Hoje faço parte dos 12 milhões de desempregados do Brasil", afirma ex-deputado federal Mauro Pereira na convenção do MDB em Caxias 


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros