Museu Municipal de Caxias pode receber nome de Maria Frigeri Horn - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante11/08/2019 | 19h46Atualizada em 12/08/2019 | 13h30

Museu Municipal de Caxias pode receber nome de Maria Frigeri Horn

Projeto é dos vereadores do MDB 

Museu Municipal de Caxias pode receber nome de Maria Frigeri Horn Porthus Junior/Agencia RBS
Maria Clary Frigeri Horn foi diretora do Museu e do Arquivo Histórico Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O Museu Municipal de Caxias do Sul poderá levar o nome de Maria Clary Frigeri Horn. Projeto de autoria da bancada do MDB, que propõe a denominação, será votado nesta terça-feira (13) pela Câmara de Vereadores. Professora e historiadora, ela morreu vítima de infarto em 16 de março de 2017, aos 85 anos.

Maria Horn foi diretora do Museu Municipal e do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Teve participação intensa na área cultural caxiense, com participação na restauração da Casa de Pedra, na década de 1970.

"Convidada pelo então prefeito Mário Bernardino Ramos para trabalhar nos preparativos do centenário da imigração italiana e reativar o Museu Municipal, se dedicou a remontar o Museu a partir de 1973, construindo um espaço praticamente novo para o acervo histórico de Caxias. Neste período, criou o museu da Casa de Pedra e o Arquivo", diz o projeto.

Maria Horn foi chefe do Serviço Municipal de Turismo, de 1983 a 1988, e presidente da Comissão Executiva do Sesquicentenário da Revolução Farroupilha. 

Se aprovado, é bem possível que seja vetado pelo prefeito Daniel Guerra (PRB). Conforme consta no parecer da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, que é favorável ao projeto de denominação, "encaminhado ao Poder Executivo Municipal, este manifestou-se no sentido de que a atual administração tem por diretriz não atribuir nomes de pessoas aos espaços e prédios públicos".

Leia também  
Projeto sobre ensino de Libras, em Caxias, empareda Daniel Guerra
Ex-prefeito de Caxias diz que há crise ética e falta de vergonha no Governo Guerra
Deputado propõe nome para trevo de Fazenda Souza, em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros