A visão do prefeito Daniel Guerra sobre a imprensa de Caxias antes e depois de ser "vidraça" - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante07/08/2019 | 21h45Atualizada em 13/08/2019 | 14h11

A visão do prefeito Daniel Guerra sobre a imprensa de Caxias antes e depois de ser "vidraça"

Quando era vereador oposicionista, não economizava elogios

A visão do prefeito Daniel Guerra sobre a imprensa de Caxias antes e depois de ser "vidraça" Diogo Sallaberry / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agência RBS / Agência RBS

A mudança de comportamento do prefeito Daniel Guerra (PRB) com a imprensa e sua visão em relação à atividade profissional, depois que passou a ser "vidraça", revela muito do perfil do chefe do Executivo caxiense. Na condição de oposicionista, afiado nas críticas e de olho numa candidatura a prefeito, o então vereador Daniel Guerra não economizava elogios a veículos de comunicação e jornalistas. 

Agora, Guerra procura incitar apoiadores a se colocarem contra os veículos de comunicação, por meio de postagens nas redes sociais. Ele fala em "declínio da ética dos meios de comunicação", embora já tenha compartilhado fake news. 

Nesta quarta-feira (07), no meio da tarde, ele voltou a atacar a imprensa. Republicou em sua página no Facebook uma propaganda de seu governo garantindo ter economizado R$ 4,2 milhões no corte de gastos em publicidade e ter aplicado o valor em saúde e educação. Ainda diz ser a favor de uma imprensa livre, porém, neste ano, ele e parte de sua equipe de governo têm evitado conversar com jornalistas.

É importante relembrar como o hoje prefeito se manifestava. Na sessão da Câmara de Vereadores de 28/11/2013, quando era votada uma moção de apoio aos jornalistas no RS, Guerra discursou (confira abaixo a reprodução da ata da sessão):

"Essa categoria, essa profissão que está marcada não só em marcar os momentos da história, registrar os momentos da história, informar, mas também com a capacidade de formar cidadãos melhores. Cidadãos que buscam o senso crítico de contrapor e se colocar com opiniões próprias. Então, em reconhecimento à importância do jornalismo, dos jornalistas, a bancada do Partido Republicano vota favorável".

Especificamente sobre o Pioneiro e seus profissionais, foram várias menções positivas até o final de 2016. 

Enfim, quando as reportagens e opiniões o favoreciam, Guerra achava a imprensa o máximo.

Leia também  
Ex-candidato a prefeito de Caxias se desfilia da Rede
Chefe de Gabinete do prefeito Daniel Guerra recebe também como conselheiro da Codeca
Começa a remodelação do gabinete do prefeito de Caxias 
Prefeitura de Caxias anuncia mirante no Parque dos Macaquinhos, mas omite informações 


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros