Vereador diz que prefeito de Caxias "se esconde atrás de frei Jaime" - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante25/07/2019 | 21h35Atualizada em 26/07/2019 | 13h26

Vereador diz que prefeito de Caxias "se esconde atrás de frei Jaime"

Manifestação deve-se a ato do Governo Daniel Guerra na Igreja Matriz de Fazenda Souza

Vereador diz que prefeito de Caxias "se esconde atrás de frei Jaime" Daniel Bianchi/Divulgação
Prefeito levou equipe de governo na missa para assinatura de ordem de início de asfaltamento Foto: Daniel Bianchi / Divulgação

O uso da igreja católica para anúncios do governo municipal repercutiu na Câmara de Vereadores. Na quarta-feira (24), o prefeito Daniel Guerra (PRB)  assinou a ordem de início de asfaltamento da Estrada Municipal Patrício Pasquali, que liga os distritos de Fazenda Souza e Vila Seca, na Igreja Matriz de Fazenda Souza, durante a abertura do 1º Partito de La Colonia, evento em preparação à 11ª Festa do Agricultor.

Elói Frizzo (PSB), na sessão desta quinta-feira (25), iniciou falando sobre as bancas de revistas e jornais. E prosseguiu citando o ato político na igreja.

— Ontem (quarta), assistimos a uma das páginas mais tristes da história de Caxias, da relação do Executivo com a sua comunidade, da relação do Executivo com a cidadania, da relação do Executivo com a sua história, com o seu pertencimento — definiu Elói Frizzo (PSB).

Leia mais  
Em meio à polêmica das bancas de revistas, prefeito de Caxias vai à igreja

No transcorrer de sua fala, disse que o prefeito, "para poder ainda aparecer em público", tem que se valer da figura do frei Jaime Bettega. 

— O prefeito, para poder ainda aparecer em público, porque ele está trancado, vai ter que se valer da figura querida do nosso amigo frei Jaime para atrair pessoas para ir lá anunciar uma obra que já está anunciada 50 vezes.

Frizzo acrescentou que provavelmente tinha secretários que nem sabiam o que estavam fazendo numa missa.

— Ao mesmo tempo, quando pega de surpresa as pessoas que estão lá rezando numa missa, e o prefeito bota todo o secretariado perfilado aos pés do altar – e eu acho que até tinha, naquele perfilamento, alguns descrentes lá, porque estavam lá mais a mando mesmo. Provavelmente não sabem nem o que estavam fazendo numa missa — afirmou o socialista.

"Se esconde atrás do frei Jaime"

Paulo Périco (MDB) foi na mesma linha de Frizzo, dizendo que Guerra "se esconde atrás do frei Jaime".

— O senhor (prefeito Daniel Guerra) se esconde atrás do frei Jaime para apresentar projetos. O senhor se esconde em festas das comunidades do interior, utilizando a festa para apresentar projetos de outros. O senhor não consegue fazer um evento com pessoas da cidade, da comunidade, para apresentar projetos. O senhor se utiliza de outros. Sabe por quê? Porque não teria ninguém no evento. Ninguém. A não ser os seus CCs e os seus compinchas. Esses lotariam ou comprariam os ingressos, como na reunião-almoço da CIC.

Frei Jaime Bettega foi coordenador da transição na Fundação de Assistência Social (FAS) em 2016, na equipe do então prefeito eleito.

Parece Chupim

No Facebook do Pioneiro, na matéria sobre o ato político na igreja, Frizzo escreveu:

"Fez escadinha na fama do Frei Jaime. Como se tratava de lançamento do evento Festa do Agricultor de Fazenda Souza, poderia ter anunciado seu apoio material a festa, coisa que a prefeitura não vem fazendo em nossas belas festas regionais, como a festa do Pinhão de Vila Seca, que acabou sendo cancelada por falta de apoio oficial. A rua que anunciou o asfaltamento (Fazenda Souza a Vila Seca) vai acontecer por obra e graça do Governo Alceu, que foi quem conseguiu a contratação dos recursos junto à Companhia Andina de Fomento com apoio do Governo Federal. Parece Chupim."

A informação é de que o governo passado deixou o projeto do Programa de Asfaltamento de Interior III pronto na Seplan.

Leia também  
Regras para evitar nepotismo expõem mal-estar na Câmara de Caxias
Vereadores de Caxias do Sul apresentam novas propostas contra o nepotismo
Efeito prático da punição ao irmão do prefeito de Caxias do Sul gera expectativa

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros