Ex-governador retoma atividades partidárias no sábado, em Gramado - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante30/07/2019 | 18h33Atualizada em 30/07/2019 | 19h42

Ex-governador retoma atividades partidárias no sábado, em Gramado

Sartori participa do 12º Encontro de Inverno da Juventude do MDB

Ex-governador retoma atividades partidárias no sábado, em Gramado Luiz Chaves/Divulgação
José Ivo Sartori falará sobre "Desafios do cenário político e social" Foto: Luiz Chaves / Divulgação

A volta do ex-governador José Ivo Sartori (MDB) ao cenário partidário, desde que se encerrou o mandato à frente do Piratini, será neste sábado (3 de agosto), em Gramado. Ele participa do 12º Encontro de Inverno da Juventude do MDB. O núcleo partidário defende que o partido no Estado se posicione de maneira firme quanto à cúpula nacional da sigla, que terá convenção em setembro. 

Leia mais
Os dias sabáticos de José Ivo Sartori

Até agora, as aparições públicas do ex-governador têm sido discretas e fora do âmbito partidário. Em Caxias do Sul, esteve na Feijoada da Apae, trabalhando na cozinha, e manteve encontro com o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), que o entrevistou para sua dissertação de mestrado da UCS, sobre Turismo e Hospitalidade. 

Na semana passada, porém, o ex-governador palestrou na reunião-almoço organizada pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), em Porto Alegre, com o tema "Minha experiência no governo do Estado". Lá, ele criticou os partidos políticos. 

Em 8 de julho, Sartori esteve na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, onde recebeu, ao lado do também ex-governador Germano Rigotto (MDB), o título de Associado Honorário. Não houve discurso. Sartori tem evitado ao máximo dar entrevista. Ao atender a imprensa, limitou-se a agradecer a honraria recebida. Falar sobre política, nem pensar.

Enquanto isso, fervilham as especulações diante do desejo de emedebistas de que concorra a prefeito de Caxias do Sul em 2020.

A partir de sábado, porém, o ex-chefe do Executivo gaúcho não terá mais como silenciar diante de questões políticas em âmbito estadual e nacional. Sartori apoiou Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência, tendo inclusive utilizado o apelido "Sartonaro" na campanha à reeleição.

Se até agora as articulações para as eleições municipais em Caxias estavam menos visíveis por parte do MDB e de possíveis aliados, devem ganhar impulso com o retorno de Sartori para as atividades político-partidárias.

Cenário político e social

O 12º Encontro de Inverno da Juventude do MDB será das 9h às 13h no auditório da Câmara de Vereadores de Gramado. Sartori participa do painel "Desafios do cenário político e social". A análise entre a ideologia e ação na administração pública também integrará a sua abordagem.

A renovação da executiva nacional, maior transparência nas contas e expulsão de filiados condenados em segunda instância são alguns dos pontos que estarão em pauta no encontro dos emedebistas. A expectativa do presidente da Juventude do MDB-RS, Norton Soares, é de reunir mais de 300 dirigentes e militantes em Gramado. O presidente do MDB estadual, deputado federal Alceu Moreira também participará.

Leia também
Projeto de LDO prevê receita de R$ 2.245 bilhões para Caxias em 2020
Ex-prefeito de Caxias também esteve em missa para ato político

Atos políticos devem ser evitados em missas em Caxias do Sul
"O dia em que o altar virou palanque", critica ex-prefeito de Caxias do Sul
Vereador diz que prefeito de Caxias "se esconde atrás de frei Jaime"
Em meio à polêmica das bancas de revistas, prefeito de Caxias vai à igreja   

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros