Vereador de Caxias do Sul quer multar quem faltar a consultas médicas no SUS sem justificativa - Colunas da seção Mirante - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Mirante22/05/2019 | 20h38Atualizada em 22/05/2019 | 20h45

Vereador de Caxias do Sul quer multar quem faltar a consultas médicas no SUS sem justificativa

Parlamentar está analisando se fará projeto ou indicação ao Executivo

Vereador de Caxias do Sul quer multar quem faltar a consultas médicas no SUS sem justificativa Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Uma postagem da prefeitura de Caxias nas redes sociais provocou polêmica. O vereador Rafael Bueno (PDT) considerou falta de respeito e deboche com a população. Ele se referia à frase usada pelo município que diz: "Que feio, hein?", numa espécie de puxão de orelha aos que marcam consulta médica, desistem e não informam a Unidade Básica de Saúde ou o Centro Especializado de Saúde (CES). A prefeitura alerta no texto que se for informada a desistência, outro usuário terá a vaga.

Em resposta, o governista Renato Nunes (PR) apoiou a posição da prefeitura e anunciou que pretende instituir multa aos que não forem nas consultas e não justificarem de forma coerente. Está pensando se fará projeto ou indicação ao Executivo.

Rafael ressaltou que a população madruga na fila das UBSs para tentar uma consulta. Ele leu comentários de internautas feitos no texto da prefeitura, seguindo a mesma linha crítica. E destacou que, muitas vezes, o contato telefônico das UBSs ou do CES não está funcionando, o que impossibilita que o cidadão se comunique com as unidades.

O pedetista informou ainda que, conforme dados coletados em pedido de informação, 35.738 pessoas aguardam a primeira consulta. Depois do atendimento inicial, é preciso ir para a fila de exame que reúne cerca de oito mil pessoas em espera. Também informou que, caso seja necessário realizar cirurgia, é preciso entrar em mais uma fila, que possui 4.685 pessoas esperando.

Postagem nas redes sociais da prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Facebook / Reprodução

Governista quer multa

Para Nunes, não é deboche e nem falta de respeito.

— Não só é feio isso (marcar as consultas e não comparecer), como é uma irresponsabilidade — disparou Nunes, apoiando o xingamento do Governo Daniel Guerra (PRB).

Ele revidou também lendo comentários que concordam com o puxão de orelhas da prefeitura.

Nunes ainda pretende multar a população. Disse que estuda instituir multa para os que faltam sem justificativa viável.

— Estou pensando, não sei ainda se vou apresentar como projeto ou como indicação, de a gente instituir uma multa para as pessoas que sem justa justificava faltarem. No mínimo que seja cobrado aquele horário do médico, do atendimento público, que é de graça, mas que, por ser de graça, muitas pessoas não valorizam.

Leia também
Governadores do Sul e Sudeste se reúnem para debate econômico em Gramado
Jair Bolsonaro diz que atos de domingo são manifestações espontâneas da população
Comissão da Previdência da Assembleia Legislativa promove audiência segunda-feira, em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros