Oito partidos definem neste final de semana candidatos para a disputa em Caxias do Sul  - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 
 

Eleições 202011/09/2020 | 21h03Atualizada em 11/09/2020 | 21h15

Oito partidos definem neste final de semana candidatos para a disputa em Caxias do Sul 

São sete encontros no sábado e um no domingo

Oito partidos definem neste final de semana candidatos para a disputa em Caxias do Sul  Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Oito partidos realizam neste final de semana convenções para definição de candidatos e oficialização de coligações para as eleições de Caxias em novembro. No sábado, sete partidos anunciarão nominatas para a disputa à Câmara em quatro eventos: Podemos, que confirmará Antonio Feldmann para a disputa ao Executivo em chapa com Odir Ferronato de vice; PDT, que confirmará Edson Nespolo como candidato a prefeito e Edson da Rosa (PP) como vice; PSOL, que tende a confirmar apoio ao candidato petista Pepe Vargas; e PSDB, PTB, PSC e Solidariedade, que realizam suas convenções em um mesmo evento e confirmaram unidade em torno da chapa Adiló Didomenico (PSDB) como candidato a prefeito e Paula Ioris (PSDB) para vice.

Leia mais
Partidos da coligação de Adiló e Paula na disputa à prefeitura de Caxias fazem convenção neste sábado
Em convenção, PL anuncia vice na chapa à prefeitura de Caxias
Vinicius e Kiko são confirmados para a disputa à prefeitura de Caxias
PL oficializa Renato Nunes na disputa à prefeitura de Caxias nesta sexta-feira

Já no domingo, é a vez do PSB realizar sua convenção, na qual confirmará o nome de Elói Frizzo para concorrer como vice de Carlos Búrigo, candidato do MDB.

Apenas o PSOL realizará o encontro de forma totalmente online. O Podemos promoverá o evento de forma mista (presencial com executiva e virtual para o restante), e os demais partidos votarão de maneira presencial, embora cada convenção com peculiaridades em razão das medidas de distanciamento social. As dos quatro partidos unidos em torno da dobradinha Adiló-Paula, por exemplo, farão a convenção no formato drive-thru _ para não haver aglomeração, os filiados passam com o carro e assinam o livro de presença.

Os encontros não devem contar com surpresas, embora ainda se sustente uma indefinição com relação ao PSOL. Chegou a se abrir divergência no partido sobre o rumo a seguir nas eleições. Enquanto uma frente defende o apoio a Pepe Vargas, outra tenta emplacar candidato próprio à majoritária.

As convenções também consolidam a diluição da aliança que perdeu as últimas eleições para o ex-prefeito Daniel Guerra (Republicanos), grupo então representado por PDT, MDB, PSB, PP e PSDB, entre outros — ao todo, a chapa era apoiada por 21 partidos. Para o pleito deste ano, não só PDT e MDB desfizeram a coligação de mais de uma década, como cada qual lançou seus próprios candidatos e atraiu um dos dissidentes para a majoritária: o PDT formou aliança com PP e o MDB, com o PSB. A saída do ex-vice-prefeito Antonio Feldmann do MDB (partido pelo qual concorreu a vice na chapa com Edson Néspolo, do PDT, em 2016) e sua indicação como candidato pelo Podemos também reforçou o desmonte do grupo.

Na quinta-feira (10), DEM, PSD e Avante realizaram suas convenções e na sexta-feira (11), o PL. DEM e PSD confirmaram Vinicius Ribeiro (DEM) para prefeito e Kiko Girardi (PSD) candidato a vice. E o PL lançou Renato Nunes para prefeito. Antes, Novo e a composição PT-PCdoB também já havia realizado convenções. Pelo Novo, foi confirmada a candidatura de Marcelo Slaviero, enquanto o PCdoB confirmou o advogado Cláudio Libardi como companheiro de chapa de Pepe.

Enquanto isso, o Avante fez convenção na quinta-feira e retirou a candidatura de Mari Souza, até então a única mulher que havia sido lançada candidata a prefeito. Nesta sexta-feira, o partido decidiu apoiar Búrigo, candidato do MDB. Agora, restam 11 candidaturas na disputa pela prefeitura de Caxias do Sul.

CONVENÇÕES NESTE SÁBADO

PDT: convenção presencial. Ocorre das 9h às 13h, em local aberto na Rua Dr. Augusto Pestana, 55, em São Pelegrino. Serão oficializados os nomes de Edson Nespolo como candidato à prefeitura e Edson da Rosa (PP) como vice. Nominata completa de 35 candidatos a vereador.

Podemos: convenção mista: presencial com executiva e virtual para o restante. Ocorre das 9h às 11h, na Galeria Kayser, Sala 11, Centro, Avenida Júlio de Castilhos. Oficialização de Antonio Feldmann como candidato a prefeito e Odir Ferronato como vice. Terá nominata completa de 35 candidatos à Câmara.

PSDB: convenção em formato drive thru. Membros do Diretório passarão no comitê da Rua Garibaldi, 248, bairro Pio X, entre 16h e 18h, votarão e registraram suas presenças, indo embora. PTB, Solidariedade e PSC farão convenções próprias na mesma data e local. Só mudam os horários: PSC das 11h às 12h;  Solidariedade, das 14h às 15h; e PTB, das 15h às 16h. Todos deverão apresentar nominata completa de 35 candidatos à Câmara.

PSOL: convenção online, às 14h. Partido deve oficializar apoio ao candidato Pepe Vargas (PT) e apresentar nominata de cerca de 10 candidatos a vereador.

NO DOMINGO

PSB: convenção presencial. Ocorre das 9h30min às 11h30min, no restaurante Massas da Nona, na Avenida Júlio de Castilhos, 512. Deve oficializar Elói Frizzo como candidato a vice de Carlos Búrigo (MDB) e apresentar nominata de 35 candidatos à Câmara.

JÁ REALIZARAM CONVENÇÃO

Novo: confirmou a dobradinha Marcelo Slaviero candidato a prefeito e Cesar Bernardi a vice.

PT: oficializou Pepe Vargas candidato a prefeito.

PCdoB: confirmou Cláudio Libardi como candidato a vice na chapa encabeçada por Pepe.

DEM: confirmou Vinicius Ribeiro candidato a prefeito.

PSD: confirmou Kiko Girardi candidato a vice na chapa de Vinicius.

Avante: retirou a candidatura de Mari Souza a prefeito.

Patriota: confirmou Nelson D'Arrigo como candidato a prefeito e Andréia Garbin a vice.

REALIZAM A CONVENÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA

PP: para confirmar Edson da Rosa como candidato a vice de Edson Néspolo, em coligação com o PDT.

PL: para confirmar Renato Nunes como candidato a prefeito e Priscila Vislaboa a vice.

FALTAM REALIZAR

PV: convenção marcada para dia 14, conjuntamente com a Rede. Para confirmar Abrelino Frizzo candidato a prefeito.

MDB: para confirmar Carlos Búrigo candidato a prefeito. Convenção marcada para o dia 15.

Republicanos: marcada para dia 16, último dia para realização de convenções. Partido do prefeito cassado Daniel Guerra, composição mais cotada é Júlio César Freitas da Rosa para prefeito e Chico Guerra para vice.

Leia também
Avante desiste de concorrer à prefeitura de Caxias do Sul
MDB de Caxias investe na transferência de votos de Sartori para Búrigo
Patriota se coloca como verdadeira opção de mudança em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros