Três questões para Sandra Weber, candidata ao Senado pelo Solidariedade - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201802/10/2018 | 11h34Atualizada em 03/10/2018 | 17h52

Três questões para Sandra Weber, candidata ao Senado pelo Solidariedade

Candidata do Solidariedade é contra regime de recuperação fiscal nos termos propostos

Três questões para Sandra Weber, candidata ao Senado pelo Solidariedade Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução / Facebook
Pioneiro
Pioneiro

CORREÇÃO: o nome da candidata ao Senado pelo Solidariedade é Sandra Weber, e não Luiza Weber. A informação incorreta permaneceu publicada entre 11h34min desta terça-feira e 17h52min desta quarta.

O Pioneiro está publicando entrevistas com os 8 concorrentes melhores colocados nas três últimas pesquisas do Ibope para o Senado. Os gaúchos irão votar em 7 de outubro duas vezes para senador.

A sexta entrevistada é Sandra Weber, 57 anos, do Solidariedade. Sandra nasceu em São Paulo e foi criada em Júlio de Castilhos, município localizado no centro do Estado. 

Cursou Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é especialista e mestre em cardiologia. Foi vereadora, vice-prefeita e secretária de saúde em São Gabriel, também no centro do Estado, onde mora atualmente e atua na Santa Casa. 

Sandra Weber foi confirmada como candidata ao Senado pelo Solidariedade, na coligação que  tem Jairo Jorge (PDT) como candidato ao Governo do Estado.

 Leia mais
Três questões para Abigail Pereira, candidata ao Senado pelo PCdoB
Três questões para Ana Varela, candidata ao Senado pelo Podemos
Três questões para Beto Albuquerque, candidato ao Senado pelo PSB
Três questões para Luis Heinze, candidato ao Senado pelo PP

1. Qual o principal problema que o RS enfrenta, na sua opinião?
O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise muito séria com a perda de empresas que estão saindo do Estado, fechando suas portas, com elevado desemprego. Perdemos para Estados vizinhos e até para o Paraguai devido à elevada carga tributária e à burocracia no licenciamento ambiental. Na saúde, por exemplo, diversos hospitais estão fechando por falta de recursos. As pessoas morrem nas filas esperando por cirurgias cardíacas e ficam meses esperando para um tratamento de câncer. Já fomos o primeiro na educação e, agora, nosso Estado está em 15º lugar. A educação pede socorro e a segurança está crítica, com índices alarmantes. O feminicídio está assustador.

2. Qual a principal bandeira que a senhora pretende levar para o Senado?
Nós precisamos rever o pacto federativo. Os recursos ficam 58% para a União, 24% para os Estados e 18% para os municípios, sendo que Estados e municípios precisam de mais recursos, com prioridade na saúde, educação e segurança, sem esquecer de defender os produtores rurais. Defendo a Lei Kandir, e precisamos que a União repasse as perdas (com isenção de ICMS para produtos de exportação) para os Estados. Sou absolutamente contra a reforma da Previdência, que é superavitária. Toda a sociedade sustenta a Previdência, ao contrário do que eles passam para a população. É preciso transparência. Fazer gestão e não desviar verbas. Vou defender o reajuste das aposentadorias para fazer justiça social e vamos derrubar o fator previdenciário, que achata o salário na hora da aposentadoria. A principal bandeira é o coração a serviço do Rio Grande.

3. Qual sua posição sobre o regime de recuperação fiscal?
O regime de recuperação fiscal como está proposto defende privatizações, congelamento de investimentos, e a dívida só vai aumentar. O que, na prática, significa, por exemplo, que o Banrisul, que deu R$ 1 bilhão de lucro no ano passado, passará para a iniciativa privada. O efetivo da Brigada Militar que já atingiu quase 30 mil brigadianos, agora está menos de 16 mil e, no regime, só é possível repor a vacância. O que é isso? Os que se aposentam ou faleceram. Sou contra esse ajuste. Toda a negociação tem que ser justa e boa para ambas as partes. 

Leia também
A poucos dias das eleições, entenda como a urna eletrônica funciona e saiba por que é segura
Veja quem são os candidatos a deputado federal pelo RS nas eleições de 2018
Veja quem são os candidatos a deputado estadual pelo RS nas eleições de 2018
Veja quem são os candidatos a senador pelo RS nas eleições de 2018
Veja quem são os candidatos ao Palácio Piratini
Veja quem são os treze candidatos à Presidência da República  

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros