Mirante: Bolsonaro jura que manterá democracia - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201829/10/2018 | 07h00Atualizada em 29/10/2018 | 10h10

Mirante: Bolsonaro jura que manterá democracia

Presidente eleito disse que vai defender a Constituição

Mirante: Bolsonaro jura que manterá democracia Tânia Regô,Agência Brasil/Divulgação
Foto: Tânia Regô,Agência Brasil / Divulgação

Jair Bolsonaro (PSL) confirmou o favoritismo. Chega à Presidência da República com mais de 57,7 milhões de votos. A euforia de seus apoiadores tomou conta das ruas e, em Caxias do Sul, onde ele obteve 187 mil votos contra 62 mil do adversário Fernando Haddad (PT), não seria diferente. Os arredores da Praça Dante Alighieri serviram para extravasar a alegria pela vitória que muitos esperavam ainda para o primeiro turno. 

Leia mais
Festa de eleitores de Bolsonaro colore de verde e amarelo a Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul
"Desejamos que construa caminhos de unidade", diz Germano Rigotto sobre  Bolsonaro
"Todo histórico do Bolsonaro é contra a democracia", diz Pepe Vargas

A eleição de Bolsonaro representa, especialmente, a indignação do eleitorado com a corrupção no país e a consequente reação contra o PT, que tem seu principal líder, o ex-presidente Lula, preso por corrupção. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 28/10/2018Praça Dante Aligheri cheia de eleitores do candidato eleito Jair Bolsonaro. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Comemoração na Praça Dante Alighieri, em Caxias, neste domingoFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Em resposta às manifestações de temor em relação ao seu futuro governo em suas primeiras declarações após a vitória, Bolsonaro procurou tranquilizar. Disse que será um defensor da Constituição, da democracia e da liberdade. Chegou a afirmar que "não é a palavra vã de um homem, mas um juramento a Deus."

No sábado, por exemplo, o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa,  anunciou voto em Haddad, dizendo que pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato lhe inspirava medo. 

Há muita expectativa com o futuro governo do capitão, que terá ao lado o general da reserva Hamilton Mourão (PRTB). Espera-se que reveja falas preconceituosas feitas no decorrer de sua trajetória como deputado federal e na campanha eleitoral.

Governar o Brasil é para todos, sem discriminação e sem ódio.

Do lado petista,  ficou claro que a estratégia de Lula não funcionou. Embora tenha projetado Haddad para o segundo turno, o PT já não convence a maioria da população.

Confira no mapa, a disputa em cada unidade federativa

Leia também
"Vamos trabalhar para reduzir impostos e dar espaço para quem produz", diz Eduardo Leite
O futuro de José Ivo Sartori
Veja quem foram os governadores eleitos no país
Mirante: governador eleito tem compromisso com a região

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros