Mais cinco temas para José Ivo Sartori, candidato ao governo do RS - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201826/10/2018 | 08h15Atualizada em 26/10/2018 | 08h15

Mais cinco temas para José Ivo Sartori, candidato ao governo do RS

Ao todo, o emedebista respondeu ao Pioneiro sobre 16 temas diversos

Mais cinco temas para José Ivo Sartori, candidato ao governo do RS Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Na reta final do segundo turno, o Pioneiro apresentou mais 5 temas para as considerações dos dois candidatos que disputam o Governo do Estado. Os assuntos e as respostas de Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB) podem ser conferidos nestas duas páginas, organizados em ordem alfabética.

Leia mais:
11 temas para José Ivo Sartori, candidato ao governo do RS

Esses cinco temas se acrescentam a outros 11 que foram propostos aos candidatos durante a campanha de primeiro turno. Conjuntamente, eles oferecem um mosaico diversificado de 16 assuntos, que perpassam as diversas área de interesse da população gaúcha e da Serra, e o que os dois candidatos pensam a respeito deles. Ao acessar esta reportagem no pioneiro.com, o eleitor terá acesso ao link com os outros 11 tópicos anteriores.

O material é uma ferramenta oferecida pelo Pioneiro, no amplo tratamento editorial dado às Eleições 2018, para entregar ao eleitor subsídios e informações abrangentes para a escolha deste domingo, que definirá quem comandará os rumos do Estado pelos próximos quatro anos. 

1. Fonte de recursos
"Nós temos um plano: a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Isso vai dar o fôlego necessário ao suspender o pagamento da dívida com a União por três anos. Serão cerca de R$ 11 bilhões que ficarão no Estado. Também precisamos continuar as mudanças e apostar no crescimento da economia. Não adianta só prometer, é preciso dizer de onde virá o dinheiro. Nosso caminho é real e consistente.”

2. Folha de pagamento em dia
"O parcelamento não é uma decisão política. É resultado de problemas estruturais históricos que estamos corrigindo. Sempre priorizamos o pagamento dos servidores. Sofremos, inclusive, o bloqueio de recursos federais por escolher pagar o funcionalismo em vez de quitar a parcela mensal da dívida com a União. Os menores salários são pagos integralmente no final de cada mês. Os demais, com correção pelo atraso. Nossa meta é voltar a pagar em dia a partir da recuperação financeira. Não se pode usar as dificuldades dos servidores para demagogia eleitoreira. Repito: é preciso dizer de onde virá o dinheiro."

3. Contratação de servidores
"O Regime permite a reposição de cargos vagos. Portanto, não há impedimentos de que novos servidores sejam chamados em todas as áreas, especialmente segurança, saúde e educação. Não é verdade a versão de que só podemos repor em caso de aposentadoria ou pedido de demissão. A adesão ao regime é a melhor alternativa para a recuperação do serviço público nos próximos anos."

4. Investimentos na Serra
"Vamos intensificar o trabalho de manutenção de rodovias. Investimos em melhorias no Aeroporto Hugo Cantergiani e o Estado mantém o compromisso de repassar recursos para a auxiliar o município na desapropriação da área do aeroporto de Vila Oliva. Na segurança, daremos continuidade à recomposição do efetivo, ampliação das bases de policiamento comunitário e vagas prisionais. Na agricultura, vamos apoiar os setores de pesquisa e avançar na eficiência energética no meio rural."

5. Políticas sociais
"Estamos criando uma lógica de atenção integral, da primeira infância até a vida adulta, procurando cuidar principalmente dos que mais precisam. Vamos ampliar os projetos de emprego, renda, qualificação e prevenção da violência. Isso vai ocorrer por meio de mais parcerias, que já começamos a fazer com o Sistema S e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Queremos gerar oportunidades e ampliar a intermediação de mão de obra. Vamos continuar com foco na reinserção dos egressos da Fase (Fundação de Assistência Socioeducativa) e nas políticas voltadas às mulheres."

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros