Cartório Eleitoral de Caxias do Sul prepara urnas eletrônicas para o segundo turno - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201819/10/2018 | 20h52Atualizada em 19/10/2018 | 20h52

Cartório Eleitoral de Caxias do Sul prepara urnas eletrônicas para o segundo turno

Cronograma segue até o dia 26 de outubro

Cartório Eleitoral de Caxias do Sul prepara urnas eletrônicas para o segundo turno Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O Cartório Eleitoral de Caxias do Sul está iniciando os preparativos para o segundo turno das eleições. No domingo, dia 28 de outubro, os eleitores de todo o país votarão para eleger presidente da República e governadores em 13 Estados (entre eles o Rio Grande do Sul) e no Distrito Federal.

O trabalho começou quarta-feira, com a geração de mídias, isto é, quando os discos de mídia são carregados com as informações que irão ativar a urna eleitoral. Na sequência, foi atualizada a carga das urnas. Ou seja, elas receberam nomes, números e fotos dos candidatos que disputam o segundo turno. Os dados dos eleitores de cada seção eleitoral já tinham sido carregados para o primeiro turno. Após, foram inseridos nas urnas eletrônicas os pen drives responsáveis pela geração dos resultados dos votos. 

Segundo o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Marcelo Reginatto, a carga foi bem mais simples e rápida do que a realizada no primeiro turno, já que os dados dos eleitores já estavam gravados.

Ontem, no início da noite, os servidores do Cartório realizaram auditoria pública em uma urna eletrônica de cada zona eleitoral, ou seja, em três urnas, dentre as que tiveram registro em ata de algum tipo de problema de funcionamento. O trabalho segue orientação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e contou com a presença de representantes do Ministério Público (MP) e da Justiça Eleitoral.

Na próxima segunda-feira, dia 22, haverá o sorteio de três urnas (uma de cada zona) para votação e apuração simulada com os candidatos que disputam o segundo turno. 

– A gente faz conferência se as informações estão corretas e se o número de votantes coincide com o resultado do boletim de urna – diz Reginatto. 

O trabalho segue nos dias 24, 25 e 26, das 12h às 19h, quando todas as urnas serão ligadas para verificar se os dados das seções, do dia e da hora estão corretos.

O Cartório Eleitoral divulgou que 87% dos eleitores votaram mediante o reconhecimento biométrico no 1º turno em Caxias do Sul.

Foto: Arte Pioneiro


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros