O que pensa Roberto Robaina sobre a educação da Serra - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201807/09/2018 | 07h15Atualizada em 07/09/2018 | 07h53

O que pensa Roberto Robaina sobre a educação da Serra

Candidato do PSOL ao Piratini responde a 11 demandas do Pioneiro

O que pensa Roberto Robaina sobre a educação da Serra ANDRÉA GRAIZ/Agencia RBS
Foto: ANDRÉA GRAIZ / Agencia RBS
Pioneiro

No dia 29 de agosto, o Pioneiro publicou a primeira reportagem da série A Serra Precisa, com as principais demandas regionais para os candidatos a governador. O primeiro tema foi Educação

A partir do contato da reportagem com a realidade regional e o depoimento de fontes protagonistas e especializadas na área, foram listadas 11 demandas da região. Elas foram submetidas aos candidatos a governador, que enviaram ao Pioneiro a visão que têm sobre cada um dos itens e o que pode ser feito, caso eleito.

Até as 19h de ontem, o candidato Julio Flores (PSTU) foi o único que não enviou as respostas solicitadas.

Confira o que pensam o candidato Roberto Robaina (PSOL).

As outras quatro reportagens da série A Serra Precisa abordam os temas Saúde, Segurança, Desenvolvimento e Infraestrutura.

1. Equiparar o salário básico do professor estadual ao piso nacional
Roberto Robaina:
Nos comprometemos com o piso nacional do magistério, pagamento em dia dos servidores e recuperação anual dos salários. Para enfrentar a questão, é preciso debater com seriedade as fontes de receitas. Nossa proposta aponta quatro formas de aumentar a arrecadação: combate à sonegação, revisão das isenções fiscais, não-pagamento da dívida e revogação da Lei Kandir. 

2. Manter programas de formação continuada na docência
Roberto Robaina:
Nós queremos governar junto com os servidores. Nossa primeira medida será chamar professoras e professores para o diálogo e definir o plano a ser implementado nas escolas do Rio Grande do Sul. A valorização da categoria, com uma política de reajustes salariais e qualificação profissional, está entre as prioridades do nosso governo. 

3. Fomentar a formação de novos professores
Roberto Robaina:
Historicamente, os governos têm feito das professoras e professores seus inimigos. Sartori levou essa ideia a um novo limite, com o atraso sistemático e arrocho nos salários já baixos do magistério. Fomentar a formação de novos professores passa por respeitar a categoria e tratar a educação como prioridade, que é o compromisso da nossa coligação. 

4. Abrir concurso público para preencher o quadro efetivo
Roberto Robaina:
O último concurso para professor foi realizado em 2013 e, para funcionário de escola, em 2012. Hoje, o Governo Sartori faz uso abusivo dos contratos emergenciais como forma de precarizar ainda mais as condições de trabalho do magistério. O quadro de servidores está defasado e é nosso compromisso a realização de concurso público para docentes e funcionários.

5. Conter a evasão escolar
Roberto Robaina:
Hoje, a educação tradicional não contempla as necessidades da juventude para uma formação cidadã. Para conter a evasão, é preciso tornar a escola atrativa e conectada com as realidades locais, um espaço aberto ao debate das questões importantes da sociedade. Cultura na escola e a luta contra desigualdades, racismo, machismo e LGBTfobia são exemplos de ações.

6. Ampliar o turno integral
Roberto Robaina:
A evolução das escolas para a oferta de educação em turno integral é uma arma poderosa para a juventude não estar vulnerável ao tráfico. Para colocar em prática, é essencial debater o financiamento e ampliar as receitas a partir de quatro ações: combate à sonegação, revisão das isenções fiscais, rompimento com o sistema da dívida e revogação da Lei Kandir. 

7. Reduzir a distorção entre série e idade do aluno
Roberto Robaina:
Esta é uma questão ampla, que passa por melhorias nas condições socioeconômicas das famílias e também por tornar a escola um espaço mais atrativo aos alunos. Iniciativas como o rap e a capoeira são exemplos de como conectar o aluno com o espaço escolar e à realidade local, o que leva a uma melhoria no desempenho nas disciplinas da educação tradicional. 

8. Modernizar as escolas públicas (laboratórios, dinâmica da pedagogia, etc)
Roberto Robaina:
Para modernizar e garantir uma melhor infraestrutura às escolas do Rio Grande do Sul é preciso ampliar as fontes de receitas do Estado. Além disso, é preciso mudar as prioridades. Enquanto hoje o governo Sartori destina milhões em incentivos fiscais a megaempresas sem geração de empregos, nosso compromisso é com os recursos para a educação. 

9. Construir escolas para inserir o jovem no Ensino Médio perto de casa
Roberto Robaina:
Somos contrários à política de fechamento de escolas promovida pelo governo estadual por entender que elas são fundamentais para a vida em comunidade. Quanto às vagas no Ensino Médio, é preciso realizar um mapeamento por cidade com os bairros em que há maior demanda, pois é fundamental a oferta de ensino de qualidade próximo dos locais de moradia. 

10. Manter planejamento padrão e contínuo para reforma, modernização e ampliação de prédios
Roberto Robaina:
Grande parte das escolas estaduais se encontra em situação muito precarizada. Para enfrentar a questão, está entre os nossos compromissos um plano de ação contínuo de recuperação da infraestrutura, o que inclui obras de saneamento e na rede elétrica dos prédios. A situação é emergencial e, em um primeiro momento, será necessário hierarquizar as necessidades. 

11. Formar gestores qualificados e padronizar a administração na rede
Roberto Robaina:
Nosso governo terá compromisso com o respeito à gestão democrática das escolas. Nós queremos e vamos incentivar a participação da comunidade escolar (direção, pais, alunos e funcionários) em todo o processo de gestão e tomada de decisões como forma de tornar a escola um espaço mais conectado e integrado com a realidade local.

Leia também
Mirante: ato condenável contra Bolsonaro e à democracia
Suplente do PSC assume como vereador na Câmara de Caxias
TSE aprova candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência
Mirante: fundo partidário chega a candidatos a deputado de Caxias
Tá na Web: Em novo vídeo, Temer parte para cima de Haddad

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros