O que pensa Miguel Rossetto sobre o desenvolvimento na Serra - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201829/09/2018 | 07h00Atualizada em 30/09/2018 | 13h23

O que pensa Miguel Rossetto sobre o desenvolvimento na Serra

Candidato do PT ao Piratini responde a 8 demandas do Pioneiro

O que pensa Miguel Rossetto sobre o desenvolvimento na Serra Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

No dia 19 de setembro, o Pioneiro publicou a terceira reportagem da série A Serra Precisa, com as principais demandas regionais para os candidatos a governador. O terceiro tema foi desenvolvimento.

A partir do contato da reportagem com a realidade regional e o depoimento de fontes protagonistas e especializadas na área, foram listadas 8 demandas da região. Elas foram submetidas aos candidatos a governador, que enviaram ao Pioneiro a visão que têm sobre cada um dos itens e o que pode ser feito, caso eleito.

As outras quatro reportagens da série A Serra Precisa abordam os temas Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura.

Confira o que pensa o candidato Miguel Rossetto (PT):

1. Fortalecimento e criação de parques tecnológicos
"Iremos retomar o Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos buscando novos recursos e garantindo a articulação e a cooperação entre a iniciativa privada, o poder público e as universidades. O Rio Grande do Sul figura entre os principais ecossistemas de inovação do Brasil e os parques representam um processo essencial para inovação."

2. Criação de APLs intensivos em tecnologia e em segmentos tradicionais
"Os APLs são uma das prioridades de nossa política de desenvolvimento. Iremos criar novos APLs associados às novas tecnologias como Microeletrônica, Biotecnologia e Ambiental, e avançar em segmentos associados à indústria criativa, onde se incluem design, audiovisual e Tecnologia da Informação (TI)."

3. Criação de APLs em segmentos tradicionais e fortalecimento de APLs já existentes
"Os APLs foram criados de forma pioneira no governo Olívio. No governo atual o Programa de APLs praticamente acabou, não existe mais apoio técnico e o governo se limita a repassar os recursos ainda existentes. Nós iremos reestruturar sua governança, permitindo a continuidade do Programa."

4. Linhas de financiamento para micro e pequena empresa
"O Banrisul continuará público e vai financiar a economia gaúcha. O Banco hoje tem condições de aumentar seus financiamentos em até R$ 9 bilhões. As micro e pequenas empresas serão prioridade, pois são elas as maiores geradoras de emprego e renda no RS. Também iremos ampliar os programas de microcrédito, em especial aos jovens empreendedoras gaúchos."

5. Criação e fortalecimento de agroindústrias
"Vamos expandir o crédito para a agroindústria através dos bancos públicos, Banrisul, BRDE, Badesul. Na infraestrutura o pouco que foi feito no governo Sartori decorreu de financiamentos contratados no governo anterior. Nós vamos alterar isso com a busca de financiamentos para investimentos em energia, estradas, comunicações e irrigação."

6. Incentivo à agricultura familiar
"Quando fui Ministro do Desenvolvimento Rural criei o Plano Safra da agricultura familiar. Nosso governo irá organizar o conjunto de políticas e ações para esse segmento, como apoio às agroindústrias familiares, à pesquisa e assistência técnica. Nas compras institucionais, iremos aplicar os 30% com prioridade para as cooperativas da agricultura familiar."

7. Fortalecimento e diversificação da matriz turística
"Um estado em que o governador alega estar falido, com redução de policiais e aumento da criminalidade, com a volta da toxoplasmose e aumento de doenças como a dengue, cria obstáculos para desenvolver o seu potencial turístico. Corrigiremos essa situação, o RS voltará a ter um ambiente positivo para a economia, para sua sociedade e para o turismo."

8. Programa de modernização
"Acreditamos na modernização para a melhoria da eficiência dos serviços públicos para a população e não como desculpa para privatizações. Nesse sentido, saúde, segurança, educação e infraestrutura necessitam de investimentos para que nosso estado recupere a prestação de bons serviços públicos, tratando sua população da forma que ela merece."

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros