O que pensa Jairo Jorge sobre o desenvolvimento na Serra - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201829/09/2018 | 07h00Atualizada em 29/09/2018 | 07h00

O que pensa Jairo Jorge sobre o desenvolvimento na Serra

Candidato do PDT ao Piratini responde a 8 demandas do Pioneiro

O que pensa Jairo Jorge sobre o desenvolvimento na Serra Carlos Macedo/Agencia RBS
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

No dia 19 de setembro, o Pioneiro publicou a terceira reportagem da série A Serra Precisa, com as principais demandas regionais para os candidatos a governador. O terceiro tema foi desenvolvimento.

A partir do contato da reportagem com a realidade regional e o depoimento de fontes protagonistas e especializadas na área, foram listadas 8 demandas da região. Elas foram submetidas aos candidatos a governador, que enviaram ao Pioneiro a visão que têm sobre cada um dos itens e o que pode ser feito, caso eleito.

As outras quatro reportagens da série A Serra Precisa abordam os temas Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura.

Confira o que pensa o candidato Jairo Jorge (PDT):

1. Fortalecimento e criação de parques tecnológicos
"Precisamos valorizar a economia tradicional e alavancar a economia inovadora. Devemos incorporar a tecnologia na agropecuária e indústria, agregar valor aos nossos produtos e aumentar a competitividade. A atuação do Estado deve estar focada em melhorar o ambiente de negócios e infraestrutura e tornar o Estado menos burocrático e mais acessível ao empreendedor."

2. Criação de APLs intensivos em tecnologia e em segmentos tradicionais
"As peculiaridades e prioridades de cada região devem ser mais fortemente consideradas, com um papel ampliado dos Coredes. Parcerias internacionais, estímulo à pesquisa, desenvolvimento e economia tecnológica são parte integrante da estratégia de fazer do RS um Estado economicamente robusto. É preciso parques e regiões tecnológicas, a partir da ancoragem das empresas já existentes."

3. Criação de APLs em segmentos tradicionais e fortalecimento de APLs já existentes
"Podemos transformar o Rio Grande em um celeiro de inovação, abrigando empresas de biotecnologia, energias limpas, aeroespacial, economia criativa e nova geração automotiva para produção de componentes para carros elétricos. Devemos estimular também os setores tradicionais a se reinventarem para ampliar suas áreas de atuação, tanto vertical como horizontalmente."

4. Linhas de financiamento para micro e pequena empresa
"Defendemos o Banrisul público e forte para servir como financiador do desenvolvimento econômico do Estado, em especial, para liberação de crédito para micro e pequenas empresas. Isso será facilitado através dos Escritórios Regionais que irão diminuir a burocracia e encurtar a distância entre Estado e empresário."

5. Criação e fortalecimento de agroindústrias
"Precisamos olhar por dois prismas: a produção que atende o local e o regional e a atuação global. Uma deve buscar incorporar tecnologia para aumentar a produtividade, e a outra, investir em infraestrutura para reduzir custos de logística e melhorar a competitividade. Temos um grande potencial no setor metal mecânico e no de máquinas e implementos agrícolas, com a existência de indústrias sólidas e competitivas, que precisam de melhor ambiente de negócios."

6. Incentivo à agricultura familiar
"Vamos investir no apoio técnico para que o trabalho dos produtores se torne fonte de renda perene, aumentando a produtividade, diversificando e aproveitando novos nichos, como a produção de alimentos orgânicos e alimentos premium. Propomos um novo sistema de incentivo aos negócios atuais e investimentos na educação no campo e também no empreendedorismo rural."

7. Fortalecimento e diversificação da matriz turística
"A Serra Gaúcha descobre cada vez mais potencialidades turísticas como o roteiro Caminhos de Caravaggio, que começa a ganhar destaque na região. É preciso garantir infraestrutura adequada das estradas que ligam os pontos turísticos, investir em formação profissionalizante para o setor nas escolas, atrair eventos e valorizar o patrimônio natural e cultural."

8. Programa de modernização
"Devemos ser ousados no mundo globalizado, atraindo investimentos e empresas portadoras de futuro, com a criação de mecanismos de incentivo e fomento. Vamos buscar empresas de áreas estratégicas. Nosso Rio Grande tem capital humano, diversidade cultural e qualidade de vida, fatores decisivos para a atração de empresas de tecnologia e jovens empreendedores."

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros