O que pensa Jairo Jorge sobre a educação da Serra - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201807/09/2018 | 06h15Atualizada em 08/09/2018 | 09h39

O que pensa Jairo Jorge sobre a educação da Serra

Candidato do PDT ao Piratini responde a 11 demandas do Pioneiro

O que pensa Jairo Jorge sobre a educação da Serra Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
Pioneiro

No dia 29 de agosto, o Pioneiro publicou a primeira reportagem da série A Serra Precisa, com as principais demandas regionais para os candidatos a governador. O primeiro tema foi Educação.  

Leia mais
Justiça bloqueia bens de Jairo Jorge, nome do PDT ao governo

A partir do contato da reportagem com a realidade regional e o depoimento de fontes protagonistas e especializadas na área, foram listadas 11 demandas da região. Elas foram submetidas aos candidatos a governador, que enviaram ao Pioneiro a visão que têm sobre cada um dos itens e o que pode ser feito, caso eleito.

Até as 19h de ontem, o candidato Julio Flores (PSTU) foi o único que não enviou as respostas solicitadas.

Confira o que pensa o candidato Jairo Jorge (PDT).

As outras quatro reportagens da série A Serra Precisa abordam os temas Saúde, Segurança, Desenvolvimento e Infraestrutura.

1. Equiparar o salário básico do professor estadual ao piso nacional
Jairo Jorge:
Para melhorar o salário dos professores, é preciso mais recursos financeiros. Vamos criar um fundo para educação com o lucro da todas as estatais gaúchas como o Banrisul. Investi na valorização dos professores quando era prefeito de Canoas. Reformulamos o plano de carreira do magistério. Hoje, o salário inicial do professor (em Canoas) é de R$ 4.214,34, mais de R$1.700,00 acima do piso nacional.

2. Manter programas de formação continuada na docência
Jairo Jorge:
Vamos promover a segunda revolução educacional. A primeira aconteceu há 60 anos com (Leonel) Brizola (ex-governador), quando metade da população era analfabeta. Defendo a incorporacão de princípios de "design thinking" e novas metodologias na busca de soluções para o RS vinculadas à inovação em diversas áreas, integradas às universidades e organismos de pesquisa e difusão.

3. Fomentar a formação de novos professores
Jairo Jorge:
Os jovens não querem mais ser professores, porque não há estímulo à profissão. Proponho a Lei de Responsabilidade Geracional de 2019 a 2040, com sete ciclos de três anos. Vamos estabelecer metas, ações e indicadores para garantir a formação completa das novas gerações. Em Canoas, contratamos 709 novos professores e todos receberam notebooks com internet 3G.

4. Abrir concurso público para preencher o quadro efetivo
Jairo Jorge:
Será necessário contratar novos professores para repor o quadro gradativamente. Isso só será possível com a canalização dos recursos do lucro de todas as empresas públicas. Além disso, vamos estimular os professores a voltarem para sala de aula em melhores condições de trabalho. Vamos dar atencão à questão cultural, de qualidade de conectividade e desenvolvimento empreendedor, no contexto urbano e rural.

5. Conter a evasão escolar
Jairo Jorge:
Proponho um programa de incentivo, em parceria com entidades na área de empreendedorismo e social, para fixação das novas gerações nas suas cidades, de forma que possam contribuir para as vocações e desenvolvimento da sua região, acompanhando o movimento de interiorização da educação. Gostaria de ressaltar que, na minha gestão, Canoas recebeu título de cidade livre do analfabetismo.

6. Ampliar o turno integral
Jairo Jorge:
Essa é nossa prioridade número 1. Vamos trabalhar pelo aumento progressivo do número de escolas estaduais ou em regime de colaboração com municípios que oferecem ensino integral no Estado. Na minha gestão como prefeito de Canoas, todas as escolas passaram a ter atividades em turno integral.

7. Reduzir a distorção entre série e idade do aluno
Jairo Jorge:
São nossas propostas a inserção da formação socioemocional no sistema escolar do Estado, o programa de prevenção completo nas escolas localizadas em regiões violentas, com atividades alternativas culturais e esportivas, foco na Escola da Família, programa de formação de mães e gestantes sobre formação infantil e Sistema Estadual de Prevenção à Violência, em parceria com os municípios.

8. Modernizar as escolas públicas (laboratórios, dinâmica da pedagogia, etc)
Jairo Jorge:
A proposta é adotar, gradativamente, novas formas de tecnologia e aprendizado, mais compatíveis com as mudanças comportamentais e tecnológicas. Os alunos terão acesso a soluções como robótica, mídia digital, raciocínio lógico e educaçaõ para termos uma geração realmente conectada da melhor forma possível a oportunidades. Serão desenvolvidas escolas de alta tecnologia e programas de inserção da pedagogia da inovação.

9. Construir escolas para inserir o jovem no Ensino Médio perto de casa
Jairo Jorge:
Defendo a adoção do regime de colaboração na educação básica, em parceria com os municípios, de forma coordenada nas regiões do Estado, para aprimorar a utilização da estrutura escolar e integrar esforços, buscando evitar a coexistência com disparidade de qualidade e padrões entre educação estadual e municipal na mesma comunidade.

10. Manter planejamento padrão e contínuo para reforma, modernização e ampliação de prédios
Jairo Jorge:
No nosso programa de governo, vamos implantar o programa de investimentos em recuperação da infraestrutura escolar, com recuperação de prédios históricos e funcionais, com novo sistema de manutenção física das escolas estaduais com investimentos advindos do Fundo para Educação.

11. Formar gestores qualificados e padronizar a administração na rede
Jairo Jorge:
Faz parte do projeto o fortalecimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. A partir da estrutura da UERGS, vamos dar ênfase na formação dos gestores e diretores de escola, com aperfeiçoamento na gestão de unidades escolares e educação.

Leia também
Mirante: ato condenável contra Bolsonaro e à democracia
Suplente do PSC assume como vereador na Câmara de Caxias
TSE aprova candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência
Mirante: fundo partidário chega a candidatos a deputado de Caxias
Tá na Web: Em novo vídeo, Temer parte para cima de Haddad 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros